Para que serve o Ácido Fólico?


Com certeza você já ouviu falar no ácido fólico, não é mesmo? Principalmente se você já esteve grávida, mas muitas pessoas não sabem ao certo porque ele é importante.

Também conhecido como folacina ou vitamina B9, ele é uma vitamina do complexo B, solúvel em água, presente em muitos itens da nossa dieta diária e muito necessário para as funções do nosso organismo.

A folacina ajuda na síntese e reparação do DNA, divisão e crescimento celular, produção de novas proteínas, formação de hemácias, além de ser importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso. Isso sem falar que ela é fundamental para a função cerebral, desempenhando um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.

Aliás, é exatamente pela sua influência no desenvolvimento neural que ela é a suplementação indicada para as grávidas durante a formação do tubo neural (reduz o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral)!

Quanto à estética, ela ajuda no crescimento de unhas e cabelos, no combate à acne e a dermatite.

Além de poder ser ingerido em alimentos variados como folhas verdes escuras, cereais integrais, feijões, cogumelos, abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana e ovo, o ácido fólico também pode ser consumido em forma de suplementação, como falei ali em cima.

Introduzindo os alimentos certos na sua dieta diária fica muito mais fácil manter os níveis de ácido fólico na quantidade certa!

Se você não sabe como estão seus níveis desse ácido, é importante que você consulte o seu médico para ver se está tudo em ordem!!

Dentre os sintomas que indicam a deficiência dessa vitamina estão a fadiga, falta de ar após esforço leve, dor de cabeça e feridas na boca.

Ácido Fólico

Se quiser saber mais sobre saúde e bem estar, clica AQUI!

Já segue a gente no Instagram?

Um bjo, tchau, Fabíola Kassin!