Por que o potássio é importante para o nosso organismo?

Com certeza em algum momento da sua vida falaram para você comer banana porque ela tem potássio, mas você sabe quais são os seus benefícios?

O potássio é o terceiro mineral mais abundante no corpo humano e acredito que só com esse dado já dá para ter uma noção do quanto ele é importante para a manutenção da nossa saúde.

Para começo de conversa, esse mineral é muito conhecido por ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, já que sua função vasodilatadora evita ou alivia a hipertensão arterial. Além disso, o sistema nervoso também precisa do potássio para ajudar na condutividade elétrica dos neurônios.

Em relação a alimentação, ele ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo muito importante para os diabéticos, e o mesmo acontece com outros nutrientes como gorduras e carboidratos.

Quer mais? Ele garante que não tenhamos dores musculares ou câimbras após praticarmos exercícios físicos em geral.

Esses são alguns dos principais benefícios desse mineral e acredito que já é o suficiente para te convencer a verificar se a quantidade dele no seu organista está ideal, certo?

Você pode consumi-lo através de alimentos como abacates, bananas, frutas cítricas, leguminosas, laticínios e muitos vegetais. Além disso, seu médico pode introduzir uma suplementação caso os níveis de potássio estejam baixos, mas isso só os exames poderão confirmar.

Foto: Reprodução/ Pinterest.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR