Xilitol é saudável?


Todo nós sabemos que o açúcar é um dos grandes vilões de quem faz dieta ou quer ter um estilo de vida mais saudável, não é mesmo? Em ambos os casos tenho visto muitas pessoas falando sobre a substituição do açúcar pelo xilitol. Será que ele é mesmo mais indicado?

Extraído a partir de fibras de algumas plantas como milho, esse adoçante considerado natural chama muita atenção por conta de suas poucas calorias e seu índice glicêmico de apenas 7, o que é considerado baixo quando comparado ao açúcar normal com 60.

Essa é uma informação nutricional muito importante, pois além de reduzir os riscos de diabetes, seu baixo índice glicêmico também estaria relacionada a uma incidência menor de cáries dentárias.

Mesmo assim ele é bem doce, o que facilita na hora de fazer a substituição do açúcar nas receitas, mantendo o sabor e diminuindo as calorias. Mas cuidado, porque isso não quer dizer que ele não engorda.

Já vi muitas pessoas exagerarem em determinado alimento só porque ele é considerado saudável e de baixa caloria, mas é preciso prestar atenção nas quantidades. Assim como o açúcar normal, o xilitol também engorda e pode ter efeito laxativo se você ingerir em grande quantidade.

Foto: Reprodução/ Pinterest.