Entenda o que é ortorexia


De uns tempos pra cá o desejo por uma alimentação saudável cresceu bastante e se você reparar bem todos os dias nos deparamos com notícias, receitas ou influenciadores digitais de saúde. O único problema é que isso pode sim se tornar uma obsessão e o nome dela é ortorexia.

Comer saudável é incrível e necessário para a nossa saúde, mas será que existem limites ‘saudáveis’ para isso?

De acordo com pesquisadores clínicos, a ortorexia nervosa surge através do desejo de seguir uma dieta em que a pessoa acreditam ser saudável, mas que se torna cada vez mais restritiva. Por exemplo, retirar todas as formas de açúcares, gorduras trans, gorduras saturadas, carne vermelha, laticínios, glúten e por aí vai.

Isso sem falar que essa pessoa sofre com alterações de sentimentos e ansiedade que afeta todo o seu dia a dia sempre que come algo que não fazia parte da sua dieta. Há casos em que a pessoa evita constantemente encontrar com família e amigos para não interferir em seu plano alimentar. Isso sem falar na desnutrição que pode ser gerada.

Apesar de não existir um diagnóstico fechado para a ortodoxia nervosa, é preciso estar sempre atento às reações do nosso corpo.

Atenção! Querer ser saudável não é algo ruim, mas lembre-se de ter um acompanhamento médico para que sua alimentação atenda às suas necessidades.

Foto: Reprodução/ Pinterest.