O que é o retinol dos produtos de beleza?


Na busca por produtos que nos deixem com a ‘pele perfeita’, um ingrediente que aparece muito é o retinol. Apesar de famoso, muitas pessoas não sabem ao certo o que ele é ou faz e por isso minha ideia foi escrever essa matéria explicando esse componente de uma forma simples para que todos entendam.

Derivado da Vitamina A, o retinol é um ativo com muitas funcionalidades e benefícios para nossa pele, como estimular a produção de colágeno, promover a renovação celular e normalizar a queratinização. Sendo assim ele é um aliado na redução de linhas de rugas e expressão, além de melhorar a textura, tonalidade e elasticidade da pele.

O tratamento com retinol normalmente é indicado para ser feito à noite, já que ele aumenta a sensibilidade da pele e sem os devidos cuidados à exposição solar ele pode causar vermelhidão e descamação na pele. Se normalmente já não podemos deixar de usar o protetor solar, usando o retinol é que isso não pode ser esquecido mesmo.

Outro ponto que devemos lembrar é o de manter a pele hidratada, ingerindo bastante água e utilizando cremes hidratantes.

Agora você já consegue entender melhor o que aquele creme que você tem aí na sua casa faz. Converse com seu dermatologista.

Foto: Reprodução/ Pinterest.