Sempre ouvimos dizer que as frutas são ricas em fibras, o que é ótimo para uma alimentação saudável, mas você sabe o que isso significa para o nosso organismo?

Por terem muitas fibras, frutas in natura (não o suco ou frutas secas) garantem uma maior sensação de saciedade, o que reduz a quantidade de comida que ingerimos, além de ajudar no funcionamento do intestino, a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos e reduzir o risco de diabetes tipo 2.

Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. Como o próprio nome já adianta, o primeiro tipo se dissolve na água formando um espécie de gel que permanece por um tempo maior em nosso estômago, além de inibir a absorção de glicose e lipídios pelo organismo. Já o segundo não dissolve na água e quando passa pelo estômago não sofre alteração servindo de agente laxativo.

O grande motivo para a maioria das pessoas associarem a ingestão de frutas com a dieta é devido ao poder de saciedade das fibras. Mas é muito importante ter em mente que a fruta é uma peça fundamental dentro de uma alimentação saudável, independente se a sua meta é emagrecer ou não, já que elas fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio), antioxidantes e muitas outras coisas.

Dentre as frutas com maior quantidade de fibras estão o abacate, framboesa, goiaba, caqui, laranja, maçã, ameixa e banana.

Foto: Reprodução/ Pinterest.