Como funciona a dieta cetogênica?


Em meio a tantas dietas que surgem por aí, hoje eu separei a dieta cetogênica para ser tema aqui no site. Você já ouviu falar dela?

Essa dieta propõe uma reorganização dos macronutrientes que devem compor a nossa alimentação. A gordura passa a ser a grande fonte de energia, as proteínas permanecem sendo consumidas em quantidades adequadas e os carboidratos em quantidades mínimas.

Sem os carbos, o corpo precisa buscar energia em outras fontes, principalmente na gordura ingerida e na corporal. Além disso, pela baixa ingestão dos carboidratos, essa alimentação dá origem aos corpos cetônicos, moléculas que interferem nos hormônios envolvidos no apetite, como a grelina.

Não confunda com low carb, pois enquanto nessa a ingestão de carbo pode chegar a 150 g por dia, na cetogênica o limite varia entre 20 e 50g. Pouquíssimo!

Para mim, essa é uma dieta indicada para quem quer ‘secar’ pontualmente e depois manter com uma outra alimentação. Se eu fosse optar por ela, faria por no máximo 15 dias.

Entre os alimentos mais indicados para quem busca realizar esse tipo de dieta, temos: abacate e coco como grande fonte de gordura, manteiga, castanhas, azeite, castanhas, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí! Com um cardápio desses, até que não é tão complicado, né?!

Não tem como negar que os resultado aparecem, afinal você está reduzindo drasticamente a quantidade de carboidratos, mas é importante saber que ela não deve ser mantida por muito tempo devido a diversos efeitos colaterais que podem acontecer com o organismo.

Isso sem falar que ela não é apropriada para todos, ou seja, talvez ela seja uma boa opção para a sua amiga, mas não para você. Não invente de copiar a dieta dos outros, porque cada corpo tem suas necessidade e os nutricionistas estão aí para nos direcionar no caminho mais saudável.

dieta cetogênica
Foto: Reprodução/ Pinterest.

Já segue o Hypnotique no Instagram?

Mais conteúdo sobre saúde, clica AQUI!

Um bjo, tchau,

Fabíola Kassin.