O poder das fibras


Acredito que todos já devem ter ouvido falar que as fibras são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, mas você sabe o por quê?

Presentes em alimentos de origem vegetal, elas são divididas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis formam um gel ao se misturarem com a água, o que retarda o esvaziamento gástrico dando maior sensação de saciedade (dica para quem está de dieta), além de retardar a absorção dos carboidratos, evitando o aumento da glicose no sangue. Isso sem falar que elas também ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim.

Já as insolúveis não se transformam durante o processo digestivo, então sua principal função é o aumento do bolo fecal, agindo como um laxante natural estimulando o funcionamento do intestino. Estas prevenem doenças como hemorróidas, prisão de ventre e câncer de cólon.

Apesar de não possuírem nutrientes, juntas, as fibras solúveis e insolúveis se complementam com papéis muito importantes na nossa saúde. É por isso que sempre devemos entender o que ingerimos diariamente.

Foto: Reprodução/ Pinterest.