04 hormônios que reduzem conforme envelhecemos


Não é segredo para ninguém que os hormônios são responsáveis por muita coisa no funcionamento do nosso organismo, desde coisas básicas como regular as batidas do coração até interferir em nosso apetite ou em como será a nossa noite de sono.

É mesmo impossível viver sem eles, mas a realidade é que conforme os anos vão passando, nosso corpo envelhece e produção de alguns deles é reduzida naturalmente. Não há como fugir disso e hoje resolvi contar pra vocês 04 dos principais hormônios que são reduzidos com o envelhecimento.

Melatonina
Produzida na glândula pineal, localizada no cérebro, a melatonina está diretamente relacionada ao sono já que ela é liberada no começo da noite para nos ajudar a dormir.

Acredita-se que a produção desse hormônio começa a diminuir a partir dos 50 anos e para minimizar a dificuldade de dormir é indicado que você crie uma rotina de sono, indo se deitar mais cedo, deixando os aparelhos eletrônicos de lado uma hora antes de dormir, entre outras coisas.

Estrogênio e progesterona
Produzidos pelos ovários femininos, eles são os responsáveis pelo desenvolvimento do corpo da mulher e do controle do ciclo menstrual e fertilização. Além disso, o estrogênio também tem a função de repor o cálcio nos ossos.

Por volta dos 40 e 50 anos, a menopausa chega e com ela os ovários param de produzir esses hormônios.

Testoterona
Principal hormônio masculino, ele é produzido pelos testículos, glândulas suprarrenais e, no caso das mulheres, pelo ovário. A testosterona está ligada ao desenvolvimento sexual dos homens, ao aparecimento da barba e desenvolvimento dos músculo.

Assim como acontece na menopausa femininas, esse hormônio tem uma queda quando o homem entra na andropausa, mas de forma mais gradual.

T3 e T4
O T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) são produzidos pela tireóide e atuam praticamente em todos os órgãos do corpo, tendo importantes papéis na manutenção da temperatura corporal, no funcionamento do intestino, na atividade do coração e no sistema nervoso central. A baixa de T3 e T4 ocorre por volta dos 80 anos.

04 hormônios que reduzem conforme envelhecemos

Foto: Reprodução/ Pinterest.