SELFCARE: Eletrólitos, sabe o que é?


Sabe aquele gostinho salgado que sentimos quando transpiramos? Quando uma gota de suor encosta na boca? Por que não é doce? 😅

Quando transpiramos, perdemos muitos minerais importantes, além do sódio e do potássio, eletrólitos como magnésio, fósforo, cálcio e cloreto escorrem pelo suor indo embora e são de grande importância. Eles atuam no gerenciamento da pressão arterial e de pH do sangue, na reconstrução de tecidos danificados, na contração dos músculos, na hidratação, na prevenção de câimbras e na produção de energia.

É ai que entra a reposição desses seis minerais fundamentais para o bom funcionamento do corpo.


Os eletrólitos chegam ao nosso corpo pela alimentação. Assim, uma dieta pobre em alimentos como banana, leite ou água de coco, por exemplo, pode reduzir a presença de eletrólitos em nosso corpo.

Mas o principal causador de desequilíbrio no nível de eletrólitos é a eliminação excessiva de minerais pelo suor ou urina. Esse problema ocorre principalmente com atletas, pessoas que consomem bebidas alcoólicas e idosos com mau funcionamento dos rins, entre outros. Também pode haver perda excessiva de eletrólitos por parte de pessoas acometidas por diarreia ou vômito.

Durante meu treino, sempre uso cápsulas de eletrólitos ou sachés, antes ou durante, depende muito do meu treino, vou indicar algumas marcas que confio, mas sempre bom consultar um médico de sua confiança, pois o excesso de eletrólitos também é prejudicial !