SAÚDE: Hormônios da Felicidade, sabe quais são?

Felicidade é muito mais que um sentimento, para nosso corpo é uma reação neuroquímica!

Todos nós produzimos esses hormônios chamados “Hormônios da Felicidade”, uns mais, outros menos, mas sabia que vc mesmo consegue estimular (ou não) essa produção?

Então vamos lá, vou te explicar😅 , esses hormônios são neurotransmissores capazes de gerar sensação de alegria e bem-estar. Eles são produzidos e liberados em situações específicas como na prática de um esporte, em um beijo, um abraço apertado e até na meditação.

Os mais importantes são dopamina, ocitocina, serotonina e endorfina

DOPAMINA : participa do ciclo de recompensa, isto é, quando alguém te elogia, por exemplo, você recebe uma descarga de dopamina, causando a sensação de prazer. Ela tem seu lado viciante, porque sempre te incentiva a buscar novos horizontes.

Praticar atividades prazerosas, dar passos rumo ao seu objetivo e cumprir metas levam a produção de dopamina. 

Outra forma é o uso de Mucuna, uma planta da família das leguminosas, fonte de Levodopa (aminoácido precursor da dopamina). Sendo assim, seu consumo auxilia a manter os níveis adequados de dopamina. Você pode utilizar a Mucuna em forma de cápsula ou chá. 

OCITOCINA : amar, isso mesmo, amamos, a ocitocina é liberada, quando estamos com pessoas que realmente nos importamos, isso porque ela promove a sensação de confiança e atua na criação de laços. 

Abraços, beijos, troca de presente com pessoas que amamos e amamentar, são ótimos exemplos de como liberar este hormônio. 

SEROTONINA : está diretamente ligada ao nosso humor, a felicidade, bem-estar e relaxamento. Sua ausência está relacionada a doenças como depressão.

A prática de atividade física, alimentação, meditação e lembranças positivas estão relacionadas com sua liberação. 

Os alimentos que ajudam na liberação são: Cacau, banana, feijão, abacate e frutas secas, porque são ricos em triptofano, um precursor da serotonina.

Invista também em atividades físicas prazerosas para você e um banho de sol diário. 

ENDORFINA: ela funciona como um poderoso analgésico, liberado em situações de dor e estresse. Este hormônio também atua na atividade sexual.

Para estimular os níveis de endorfina pratique atividade física, cante muito e coma alimentos picantes, isto porque ele é estimulado pelas capsaicina, presentes na pimenta-malagueta, chili e jalapeño.