Escala de Fitzpatrick, o que é?

Sol, calor e verão são sinônimos de mais cuidados com a pele!

E hoje vamos falar sobre a escala de Fitzpatrick e porque você precisa entendê-la!

A escala de Fitzpatrick é uma famosa classificação dos fototipos de pele criada em 1976 pelo médico dermatologista Thomas B. Fitzpatrick.

Esse teste mede: a predisposição genética e a reação à exposição solar.

Por que você deve saber qual é seu fototipo?
É interessante você saber para cuidar melhor da sua pele, protegendo-a dos efeitos da radiação solar.

E quais são os fototipos de pele?

Fototipo 1: pele extremamente branca

Pele bem clara, muitas vezes com sardas, e extremamente sensível ao sol. A pele sempre fica queimada, mas nunca bronzeada.
Para os cuidados: deve aplicar diariamente protetor selar com FPS30 e utilizar uma barreira física, como óculos escuros e chapéus.

Fototipo 2: pele branca

A pele é levemente mais escura que o fototipo 1. As características são parecidas com a primeira, mas às vezes consegue um leve bronzeado. Tem uma maior facilidade em ter queimaduras pós sol, por isso, precisa de cuidados.

Fototipo 3: morena clara

A pele é um pouco mais escura e possui uma certa resistência ao sol, tendo menos chances de queimaduras e uma maior chance de bronzeamento. Precisa também de proteção adequada.

Fototipo 4: pele média

A pele apresenta um tom castanho e mais resistente aos raios solares. Se bronzeia facilmente, mas também tem que tomar cuidado com a exposição excessiva.

Fototipo 5: Pele negra pouco pigmentada

Essa sempre fica com belo bronzeado e raramente se queima, por ser pouco sensível ao sol. Mesmo assim, é importante manter os cuidados de proteção com protetor solar.

Fototipo 6: Pele negra, totalmente pigmentada

Possui uma certa proteção contra os raios solares devido a maior quantidade de melanina presente na pele. Possui fibras de colágeno mais densas e glândulas sebáceas maiores e maior oleosidade na pele, neste caso, então além do uso de protetor solar, é necessário cuidar da oleosidade.

Converse com seu dermatologista para escolher os melhores cuidados com a sua pele diariamente!
Aproveite o verão e não deixe os cuidados da pele de lado!

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR