SELFCARE: Meat free Monday?

“Segunda sem carne” é um movimento incrível incentivado pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do meio ambiente, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o impacto causado pelo uso de produtos de origem animal, convidando as pessoas a descobrirem novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal!!

A idéia é que você escolha algum dia da semana, não precisa ser necessariamente segunda-feira, e tire a carne do seu cardápio!

  • Que diferença faz retirar a carne?

Diminui o impacto no meio ambiente, a emissão de CO2 e número de animais mortos. Aumenta economia de água. Além de que o alto consumo de alimentos de origem animal aumenta o risco de doenças do coração, diabetes, pressão alta e câncer! 😰

  • E as proteínas na segunda sem carne?

Existe uma grande variedade de alimentos de origem vegetal que são ricos em proteínas, e você consegue facilmente suprir suas necessidades! Alguns exemplos:

- Ervilha, feijão, lentilha, grão de bico e soja;

- Quinoa, aveia;

- Oleaginosas, como amendoim e nozes;

Você pode também apostar no homus, hambúrguer de grão de bico ou até mesmo o tradicional arroz, feijão e salada! Quem não ama?

  • Mas e a vitamina B12 x segunda sem carne?

A vitamina B12 é de fato essencial para nossa saúde e sua origem é unicamente animal! Portanto, se você pretende aderir a esse movimento é SEMPRE importante procurar um nutrólogo ou nutricionista para equilibrar sua alimentação e não deixar faltar a vitamina B12.

Em alguns casos, quando a retirada é apenas na segunda, não há necessidade de suplementação, já em outros, é importante que a reposição do nutriente seja feita!!