Frutose: queridinha ou vilã para a saúde?

Aposto que você já deve ter ouvido falar em frutose e em como o açúcar natural das frutas pode ser maléfico para a saúde. Acertei?!

Primeiramente, a frutose nada mais é do que uma forma de carboidrato presente em alguns alimentos e principalmente nas frutas. A principal questão em torno dela é no fato de aumentar ou não os níveis de diabetes e algumas outras doenças como alto colesterol e até mesmo obesidade.

O principal é pensar sempre que o prejudicial é o excesso.

Sendo assim, as frutas, por exemplo, contêm um baixo índice de frutose e muitos outros nutrientes. A alta quantidade de fibras faz controla o açúcar que foi consumido. Além disso, os minerais e antioxidantes também ajudam a regular o metabolismo.

Uma dica para quem ainda tiver receio sobre o assunto é sempre combinar outros alimentos às frutas! Alguma fonte de fibra e proteína, castanhas, queijos e alimentos dessa categoria pode fazer com que a dieta seja ainda mais rica.

Mas calma, isso são as frutas! Alimentos industrializados como: refrigerantes, sucos de caixinha, outros alimentos ricos em corantes como ketchup, molhos, bolos e chocolates são ricos em frutose e esses sim podem fazer mal à saúde.

matéria por fabiola kassin, frutose é boa ou ruim para a saúde
FRUTOSE: QUERIDINHA OU VILÃ

A frutose refinada, justamente essa utilizada em produtos industrializados, chega de forma mais rápida no fígado e isso sim pode trazer inúmeros malefícios para a saúde.

Para facilitar para vocês, resolvi listar algumas frutas com o maior e menor índice de frutose! Assim, fica muito mais fácil na hora de montar a sua alimentação!

  • As frutas com o menor teor de frutose são: abacate, limão, abacaxi, morango, tangerina, amora melão.
  • Já as com maior teor de frutose são: tâmara, banana, ameixa, manga, caqui.

Outra observação válida é ficar atento após a ingestão de algumas dessas frutas. A intolerância à frutose existe e é mais comum do que parece! Para quem sofre de intolerância à frutose, vale a pena conferir a dieta FODMAP’s, tem matéria sobre ela AQUI!

Enfim, já segue o Hypnotique no Instagram?

Um bjo, tchau!

Fabíola Kassin.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR