Confira retrospectiva da carreira meteórica de Virgil Abloh

Ontem tivemos a notícia terrível do falecimento de Virgil Abloh, aos 41 anos, após perder a batalha para um tipo de câncer raro no coração. O estilista foi responsável por quebrar diversas barreiras no mundo da moda, misturando o streetwear com peças luxuosas e tornando camisetas, moletons e acessórios em objetos de desejo. Confira nossa retrospectiva de sua carreira meteórica:

Filho de imigrantes ganeses e nascido nos Estados Unidos, na cidade de Rockford em Illinois, Abloh se formou em engenharia civil e realizou um mestrado em arquitetura. Em seu tempo livre, gostava de trabalhar como DJ em festas desde o ensino médio. Aprendeu a costurar com a mãe quando jovem e sempre se interessou pela cultura do streetwear.

Em 2006 ele se tornou um participante do blog ‘The Brilliance’, um site influente na época, onde lançou seu primeiro design para uma camiseta, chamado ‘Medallions on Blue’. A estampa foi impressa em uma camiseta da marca Champion e vendida na loja parisiense Colette, esgotando em apenas uma semana.

Camiseta ‘Medallions on Blue’, primeiro design de Virgil

Seu primeiro contato com a moda oficialmente foi em 2009, ao realizar um programa de trainee na sede da Fendi em Roma, junto de Kanye West. Nesse mesmo ano, ele fundou a RSVP Gallery em Chicago com o antigo gerente de turnê do Kanye. Trabalhando ao lado de Ricardo Tisci, Abloh foi o diretor de arte do álbum colaborativo de Kanye e Jay Z em 2011.

Kanye e Virgil se tornaram colegas profissionais e amigos pessoais

No ano seguinte, ele lançou sua primeira marca, a Pyrex Vision, trabalhando em cima do conceito da customização de peças de outras marcas. A linha incluía camisetas, shorts e moletons da Champion estampados com preços altíssimos, dividindo opiniões. Destaque para as camisetas flanela Ralph Lauren descontinuadas, compradas na promoção e estampadas com o texto “PYREX 23”, fazendo referência a dificuldade de pessoas negras de bairros mais pobres em ter sucesso na vida profissional, além de homenagear seu ídolo, o jogador de basquete Michael Jordan.

Produtos da marca ‘Pyrex Vision’

Foi nesse projeto que ele criou a frase icônica “The youth will always win” (“A juventude sempre irá vencer”). Como dono da marca, Abloh olhava para a Pyrex como um projeto artístico experimental mais do que como uma empresa, que durou apenas um ano.

No inicio de 2013, vimos o sucesso do ‘Been Thrill’, um coletivo de arte e grupo de DJs inspirado na cultura jovem. Dentro desse projeto, Abloh começou a tocar, com o nome artístico ‘Flat White’. Os produtos vendidos pelo grupo para seus fãs fIzeram tanto sucesso, apesar da qualidade baixa, que passaram a ser encarados como uma marca de roupas própria, inclusive usada por celebridades com Rihanna e Drake.

Been Thrill foi um sucesso no início do ano de 2013

Ele também lançou a Off-White no mesmo ano, sendo reconhecido mundialmente e em 2014, a marca estreiou na Semana de Moda de Paris, com uma coleção masculina e outra feminina. Um ano depois, ele se tornou o único americano a ser finalista do prêmio LVMH para jovens designers de moda.

Celebridades como Justin Bieber, Kim Kardashian, Rihanna e seu amigo Kanye West apoiaram a marca desde o começo, ajudando bastante na divulgação da mesma. Porém, além disso, Virgil sempre soube se comunicar muito bem com seu público-alvo, a geração jovem ultra conectada, se tornando um fenômeno das redes sociais.

Em 2016, a marca abriu sua primeira loja em Tóquio, seguida de outras ao redor do mundo em cidades como Singapura, Hong Kong, Vancouver, Melbourne, entre outras. No ano seguinte, o estilista realizou diversas parcerias, criando coleções com marcas como Moncler, Levi’s e Nike. Ele também movimentou a internet quando lançou sua colaboração com a marca de moveis para decoração Ikea.

Virgil bombou no mundo ‘hype’ quando lançou a coleção ‘THE TEN’ em parceria com a Nike em 2017. O lançamento incluía tênis clássicos da Nike re-trabalhados e foram um sucesso, se tornando um marco na moda streetwear de luxo.

Em 2018, ele foi escolhido como o primeiro diretor criativo negro do conglomerado LVMH, se tornando o diretor criativo das coleções masculinas da Louis Vuitton. Virgil também passou a ser chamado por universidades de prestígio como Harvard e Columbia para realizar apresentações e palestras aos alunos. Em 2019, uma retrospectiva da carreira do estilista foi realizada no museu de arte contemporânea de Chicago.

Recentemente, o designer se envolveu em diversas acusações relacionadas à plágio em seus designs, tendo como caso mais conhecido a troca obrigatória do logo de sua marca “Off White” após perder batalhas judiciais. O novo logo começou a aparecer a partir da coleção Primavera 2020.

As últimas criações do designer tanto para sua marca quanto para a Louis Vuitton foram um sucesso. Ele será homenageado pela grife francesa com um desfile especial apresentando sua última coleção. Os designs da linha Primavera/ Verão 2022 serão exibidos em Miami amanhã (dia 30 de novembro) ao vivo nas plataformas da marca.

Apesar dessa perda recente e devastadora, Virgil continuará sendo uma inspiração especialmente para as gerações mais novas após ter revolucionado o mundo da moda como conhecíamos. Temos certeza de que ele nunca será esquecido.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR