Artista Raphael Zarka e arquiteto Jean-Benoît Vétillard criam espaço único para skatistas
Fotos: Fred Mortagne. The Artist And Centre Pompidou
O skate continua a marcar presença nas Olimpíadas, desde sua estreia em Tóquio, quatro anos atrás. Em preparação para os Jogos de Verão de 2024 em Paris, o Centre Pompidou, em parceria com o artista Raphael Zarka e o arquiteto Jean-Benoît Vétillard, apresentou um skatepark único chamado Cycloïd Piazza.
Misturando escultura e funcionalidade, o mini ramp colorido, half-pipe e escadas parecem uma obra saída dos cadernos de esboço do arquiteto e designer italiano Alessandro Mendini. O Cycloïd Piazza “nos convida a re-experimentar essas curvas, estudadas na mecânica clássica, através da prática e espetáculo do skate”, explicou a instituição em comunicado.
Zarka, que anda de skate desde criança, acredita que “o skate tem a habilidade particular de marcar de forma indelével a maneira como você percebe formas e espaços”, acrescentando que “a palavra Piazza sugere uma mudança de escala: minha escultura foi projetada como um espaço, uma área dentro de uma área, uma praça dentro de uma praça.” Criado em parceria com a Nike, o Cycloïd Piazza é o quarto projeto desse tipo de Zarka e ficará aberto ao público em frente ao Centre Pompidou até 15 de setembro de 2024. Os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris começam oficialmente em 26 de julho e vão até 11 de agosto de 2024.
Centre Pompidou Place Georges-Pompidou, 75004 Paris, França