Designer deve encerrar sua jornada de 10 anos na casa de moda parisiense neste outono
No mundo da moda, mudanças de diretores criativos sempre geram burburinho. Recentemente, rumores sobre a saída de John Galliano da Maison Margiela têm movimentado a indústria. Dizem que ele pretende encerrar sua passagem pela casa de moda parisiense neste outono, marcando o fim de uma década à frente da marca.
Fontes do setor indicam que Galliano está pronto para novos desafios. Apesar dos esforços do dono da Margiela, Renzo Rosso, para manter o designer, parece que Galliano já decidiu não renovar seu contrato. A especulação sobre uma nova fase na carreira do criativo ganhou força após Galliano apagar todas as publicações de seu Instagram, levando fãs e a comunidade da moda a acreditarem que ele está preparando uma mudança.
O trabalho de Galliano na Margiela foi impactante. Sua mais recente coleção de alta costura, apresentada sob a Pont Alexandre III em janeiro, surpreendeu tanto o público presente quanto o online, contrastando a beleza do burlesco com a crueza de Paris. Apesar dos rumores, um porta-voz do grupo OTB, proprietário da Margiela, afirmou: “Sempre há muitos rumores quando se trata de talentos criativos. Nunca comentamos sobre eles. Podemos apenas dizer que as relações entre John Galliano, Maison Margiela e nosso presidente Renzo Rosso são muito boas.”
Especulações sobre o próximo passo de Galliano estão em alta. Perfis no Instagram, como @ideservecouture, têm sido palco para debates sobre seu futuro. Embora haja rumores de um possível retorno à Dior, o destino mais provável é a Fendi, que atualmente tem Silvia Venturini Fendi e Kim Jones como diretores criativos. A Chanel, outra marca que procura um novo líder criativo, é considerada uma opção improvável devido ao histórico de Galliano.
Até o momento, nem LVMH, nem Galliano, nem a Maison Margiela fizeram declarações oficiais sobre o assunto.