Heron Preston está usando seu mais recente projeto como uma oportunidade para desacelerar e escapar das demandas rigorosas da indústria da moda. O estilista, que lidera sua marca e o estúdio criativo L.E.D. Studio, revelou na última quinta-feira o lançamento do Orange Label, uma nova iniciativa criativa que dá continuidade ao projeto “Uniform”, desenvolvido em 2016 em parceria com o Departamento de Saneamento de Nova York.
Preston descreve o Orange Label como uma espécie de “cozinha experimental”, onde ele pode testar ideias por meio de produções limitadas e construções internas. O projeto representa um espaço criativo livre, onde ele pode controlar todos os aspectos e se divertir enquanto experimenta.
A Retomada do Upcycling e da moda Circular
“Este é o meu momento de criar um espaço livre — longe da indústria e de tudo o mais, onde eu possa controlar as coisas sozinho e apenas me divertir, experimentando e, talvez, usar isso como uma plataforma para informar a operação maior”, explicou Preston. “Vi isso como uma oportunidade de retomar o trabalho com upcycling, explorar a circularidade e materiais, além de questionar o que significa ser puro na moda hoje.”
A inspiração para lançar o Orange Label, uma extensão do L.E.D. Studio, surgiu após ele encontrar etiquetas laranjas em estoque, originalmente projetadas para sua colaboração com o Departamento de Saneamento. Ele decidiu reaproveitar essas etiquetas para criar designs em produções menores, utilizando o conceito de upcycling.
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Primeira Coleção: Camisetas Sustentáveis
O projeto será lançado com uma coleção de 300 camisetas feitas de algodão 100% reciclado, desenvolvidas em parceria com a marca de Los Angeles Everybody.World. “É algo significativo e próximo à minha essência. Explorar a circularidade, o upcycling e a reciclagem é parte do meu DNA criativo, enfrentando diretamente o problema da poluição na moda”, afirmou Preston. Ele acredita que iniciativas como essas ajudam a reduzir o impacto ambiental da indústria, um tema que ele começou a abordar em 2016 e agora expande ainda mais.
O Orange Label também possui valor histórico para Preston, já que peças de sua coleção “Uniform”, marcadas com as etiquetas laranjas, foram exibidas no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art em 2021. Essas peças agora fazem parte do acervo permanente do museu. “O Orange Label conecta-se a uma linhagem da história da arte. Essas são as etiquetas que estão no museu — é como adquirir um pedaço dessa história.”
Orange Label de heron preston: o Impacto na Comunidade
Preston planeja expandir o projeto além das camisetas, incluindo moletons, roupas de lounge e até acessórios para carros e livros. Cada lançamento será feito em quantidades limitadas e não será reproduzido. Após o uso de todas as etiquetas laranjas disponíveis, o projeto será encerrado.
“Esse projeto é para inspirar uma comunidade que já existe e que aprecia o meu trabalho e as histórias que conto”, disse Preston. Ele destacou que há uma relação cíclica entre o que cria no Orange Label e no restante da marca Heron Preston. “O que faço aqui pode aparecer na próxima temporada da marca maior. Ambos os lados se informam mutuamente.”
Orange Label de Heron Preston promete ser uma entrega digna de ser acompanhada. O mercado da moda está cada vez mais consciente quanto ao excesso de consumo, e entendendo a importância de iniciativas sustentáveis. Muitas dessas iniciativas tem aparecido de forma independente como a de Heron, mas já há um movimento de grandes marcas realizando ações de moda cricular e até criando novos produtos.
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