A L’Oréal está redefinindo os cuidados com a pele com o lançamento do Cell Bioprint, um dispositivo para diagnóstico da pele inovador que mede preocupações cutâneas antes mesmo delas aparecerem. Apresentado durante a CES 2025, em Las Vegas, o aparelho utiliza tecnologia avançada para analisar biomarcadores da pele, proporcionando uma visão proativa da saúde cutânea.
Desenvolvido ao longo de cinco anos em parceria com a startup sul-coreana NanoEnTek, o Cell Bioprint se diferencia dos tradicionais analisadores de pele ao focar não apenas no presente, mas no futuro da saúde da pele, permitindo que consumidores adotem rotinas preventivas personalizadas. A proposta da L’Oréal é ajudar os consumidores a tomarem decisões mais informadas sobre seus produtos de skincare, reduzindo a necessidade de testes com diferentes produtos que podem não atender às suas necessidades específicas.
O Que é o Cell Bioprint?
O Cell Bioprint não é uma ferramenta de escaneamento facial 2D ou 3D convencional, como muitas já disponíveis no mercado. Em vez disso, ele mede a presença de proteínas específicas na pele, conhecidas como biomarcadores, que indicam predisposição a problemas como rugas, linhas finas, manchas escuras e ressecamento, é um dispositivo para diagnóstico de pele inovador no mercado.
O dispositivo calcula ainda a idade biológica da pele, ajudando a prever quais tratamentos e ativos como retinol e ácido hialurônico terão maior eficácia para cada tipo de pele.
“O que as pessoas realmente querem saber é como sua biologia pode ajudá-las a melhorar a saúde da pele no futuro,” explica Guive Balooch, diretor global de inovação em beleza da L’Oréal.
Além de prever possíveis problemas, a tecnologia também pode ajudar consumidores a ajustar sua rotina de cuidados, escolhendo os produtos mais eficazes para a prevenção do envelhecimento precoce e outros desafios dermatológicos.
Como Funciona o Diagnóstico?
O teste é simples e rápido, levando apenas cinco minutos para fornecer resultados detalhados. O processo envolve os seguintes passos:
- Aplicação de uma fita adesiva facial na bochecha do consumidor para coleta das proteínas da pele.
- Inserção da fita em uma solução tamponada, que isola as proteínas.
- Análise da amostra no cartucho do Cell Bioprint, que detecta até 20 tipos de proteínas relacionadas às principais preocupações dermatológicas.
Com base nos resultados, o dispositivo sugere uma rotina personalizada de cuidados com a pele, eliminando a incerteza na escolha de produtos. Essa abordagem personalizada evita desperdícios e compras desnecessárias, além de potencializar os benefícios dos produtos utilizados.
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Um Novo Padrão na Indústria de Beleza
A L’Oréal planeja lançar o Cell Bioprint inicialmente na Ásia, em parceria com uma de suas marcas de luxo. Segundo Balooch, a ideia é expandir gradualmente para outras marcas e mercados, garantindo um impacto global.
“Essa abordagem já funcionou bem para nós antes, então seguiremos essa estratégia,” afirma o executivo.
A novidade se soma a outras inovações tecnológicas da L’Oréal apresentadas em edições anteriores da CES, como:
- Colorsonic (2022) – Dispositivo para coloração capilar sem sujeira.
- Hapta (2023) – Aplicador de maquiagem assistivo para consumidores com mobilidade reduzida.
Assim como esses lançamentos, o Cell Bioprint busca resolver um problema real do mercado de beleza: a frustração dos consumidores na escolha de produtos eficazes.
Além de ajudar na personalização dos cuidados com a pele, o dispositivo também representa um avanço para a indústria, permitindo que marcas e especialistas desenvolvam produtos ainda mais eficazes e direcionados a necessidades específicas.
“Nove em cada dez mulheres estão insatisfeitas com suas rotinas de skincare devido à confusão do mercado. Precisamos reduzir essa frustração com mais precisão, e isso só será possível unindo biologia e tecnologia,” conclui Balooch.
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