A Bottega Veneta finalmente volta ao mundo digital após mais de um ano fora das redes sociais. A decisão de remover as contas online da marca italiana foi realizada por Daniel Lee, seu ex-Diretor Criativo.
O cargo de Lee na Bottega foi a primeira oportunidade dele como Diretor Criativo de uma marca. Ele foi selecionado quando estava trabalhando como diretor de moda feminina na Celine, tendo a inesquecível Phoebe Philo como sua chefe. Porém, mesmo sem ser um nome mega conhecido no mercado da moda até então, Lee conseguiu transformar a Bottega Veneta em uma das marcas mais populares dos últimos tempos.
Os acessórios criados por ele, como a bolsa ‘The Pouch’ e a ‘Chain Cassete’ foram considerados ‘hits’ praticamente instantâneos e mega reconhecidos mundialmente. O estilista também foi responsável por associar um verde mega vibrante à marca, dando o nome da cor de “Bottega Green” e lançando uma tendência que ainda está com tudo.
A inovação foi tão reconhecida pelo público, que a marca sob a sua direção criativa, ficou conhecida como “a nova Bottega”. Além de toda essa inovação, ele também decidiu remover a marca das redes sociais em 2021 e parar de seguir o calendário padrão das Semanas de Moda.
Também no ano passado, recebemos a notícia de que ele decidiu deixar o cargo de diretor criativo da Bottega Veneta de forma inesperada. Um comunicado à imprensa do Grupo Kering, informou que a decisão foi conjunta e estão encerrando a colaboração com o estilista que começou em julho de 2018.
Porém, apesar de todo sucesso da marca graças ao ex-diretor criativo, as coisas não eram tão legais quanto pareciam. Fontes afirmaram que após todas as mudanças, criadores, influenciadores e fãs que apoiavam a Bottega desde o início foram completamente abandonados por não serem mais considerados importantes o suficiente para ter sua imagem associada à marca.
E ao passar a realizar os desfiles exclusivamente, para convidados super selecionados, a Bottega também abriu mão da sua relação com a mídia, incluindo editores e criadores de conteúdo digital que pararam de ter contato com a marca após questionarem certas decisões de Lee. Críticas também foram direcionadas após ele ter realizado uma festa privada ilegal no auge da pandemia em Berlim, quebrando regras relacionadas ao lockdown.
Esses acontecimentos levaram admiradores da marca e do estilista a questionarem sua apreciação por ambos. E a situação acabou ficando mais feia ainda quando ninguém justificou as decisões tomadas e todas as redes sociais da marca foram deletadas.
Não podemos negar o impacto resultante da visão especial de Lee tanto para criação de novos produtos icônicos, quanto para o rebranding da marca. Porém, muitos acreditam que ele criou uma falsa impressão de exclusividade para a Bottega. Algo ilusório, que acabou não pegando muito bem para ela e sua relação com diversos clientes.
Atualmente, o designer Matthieu Blazy, um estilista belga de 37 anos, extremamente respeitado no mundo da moda e considerado até então como o braço direito de Lee na Bottega assumiu o cargo de Diretor Criativo da marca.
Blazy já passou por inúmeras casas como Maison Margiela, Celine, Calvin Klein e Raf Simons. Sua primeira coleção para a Bottega será apresentada durante a Semana da Moda de Milão, no sábado (26/02).
Apesar da troca ser recente, ele já está movimentando a marca, trazendo algumas novidades antes mesmo do seu desfile de estreia. A Bottega acaba de lançar um novo aplicativo, que funcionará como uma plataforma, disponibilizando novos conteúdos com frequência.
O app foi criado especialmente para o debut da nova coleção e usa funções de realidade aumentada. A tecnologia permite que os usuários apontem as câmeras de seus smartphones para superfícies verdes, fazendo com que conteúdos misteriosos relacionados à nova coleção apareçam.
Demais né? O aplicativo “Bottega Veneta” já pode ser baixado na App Store.