Depois de semanas conturbadas de comentários escandalizados por toda a internet, mais uma vez a Balenciaga se pronunciou pela campanha publicitária que relacionou crianças com ursos de pelúcia sadomasoquistas. Demna, diretor criativo, e o CEO da marca, Cedric Charbit, publicaram pedidos de desculpas.
“Quero me desculpar pessoalmente pela escolha errada da arte conceitual para a campanha de presentes com as crianças e assumo total responsabilidade. Foi inapropriado que crianças promovessem itens que não tinham nada a ver com elas”, escreveu Demna em um comunicado postado em suas redes sociais.
O designer acrescentou que, por mais que goste de provocar o pensamento através do seu trabalho, jamais teve a intenção de fazer isso com um assunto tão horrível quanto o abuso infantil, que ele condena.
Os bichos de pelúcia sadomasoquistas que as crianças seguravam na campanha publicitária já tinham aparecido no “desfile de lama” da Balenciaga, durante a Semana da Moda de Paris, em outubro. Os objetos foram usados por modelos na passarela e foram considerados um exemplo da visão distópica do designer de moda.
Mas quando eles foram colocados junto com crianças e taças de vinho nas fotos da campanha, milhares de pessoas criticaram a exploração de menores para fins comerciais e a Balenciaga se viu em meio a um escândalo.
“Devo aprender com isso, ouvir e me envolver com organizações de proteção à criança para descobrir como posso contribuir e ajudar nesta terrível questão. Peço desculpas a qualquer um ofendido pelas imagens e Balenciaga garantiu que serão tomadas as medidas adequadas, não apenas para evitar erros semelhantes no futuro, mas também para assumir a responsabilidade de proteger o bem-estar das crianças de todas as maneiras possíveis. Sinceramente, Demna”.
O CEO Cedric Charbit afirmou que a empresa vai nomear um conselho de imagem, responsável por avaliar toda a natureza do conteúdo da Balenciaga, desde o conceito até os produtos finais e que decidiu não prosseguir com o processo judicial que movia contra a North Six, produtora responsável pelo anúncio, no qual pedia US$ 25 milhões por danos. Essa atitude havia escandalizado os formadores de opinião da indústria da moda pela falta de responsabilidade da marca com suas próprias decisões. Principalmente considerando a reputação de seus designers, que criam desfiles e campanhas naturalmente provocativas.
“Juntamente com minha equipe, faremos um ‘tour de escuta’ para envolver grupos de defesa que visam proteger as crianças. Reservamos um fundo significativo para fazer doações a organizações para que possamos ajudar a fazer a diferença na proteção de crianças”, finalizou o CEO da Balenciaga.