L’Oréal lança dispositivo para diagnóstico da pele

A L’Oréal está redefinindo os cuidados com a pele com o lançamento do Cell Bioprint, um dispositivo para diagnóstico da pele inovador que mede preocupações cutâneas antes mesmo delas aparecerem. Apresentado durante a CES 2025, em Las Vegas, o aparelho utiliza tecnologia avançada para analisar biomarcadores da pele, proporcionando uma visão proativa da saúde cutânea.

Desenvolvido ao longo de cinco anos em parceria com a startup sul-coreana NanoEnTek, o Cell Bioprint se diferencia dos tradicionais analisadores de pele ao focar não apenas no presente, mas no futuro da saúde da pele, permitindo que consumidores adotem rotinas preventivas personalizadas. A proposta da L’Oréal é ajudar os consumidores a tomarem decisões mais informadas sobre seus produtos de skincare, reduzindo a necessidade de testes com diferentes produtos que podem não atender às suas necessidades específicas.

Cell Bioprint: o dispositivo para diagnóstico da pele da L'Oréal.
Cell Bioprint: o dispositivo para diagnóstico da pele da L’Oréal | Fonte: L’Oréal

O Que é o Cell Bioprint?

O Cell Bioprint não é uma ferramenta de escaneamento facial 2D ou 3D convencional, como muitas já disponíveis no mercado. Em vez disso, ele mede a presença de proteínas específicas na pele, conhecidas como biomarcadores, que indicam predisposição a problemas como rugas, linhas finas, manchas escuras e ressecamento, é um dispositivo para diagnóstico de pele inovador no mercado.

O dispositivo calcula ainda a idade biológica da pele, ajudando a prever quais tratamentos e ativos como retinol e ácido hialurônico terão maior eficácia para cada tipo de pele.

“O que as pessoas realmente querem saber é como sua biologia pode ajudá-las a melhorar a saúde da pele no futuro,” explica Guive Balooch, diretor global de inovação em beleza da L’Oréal.

Além de prever possíveis problemas, a tecnologia também pode ajudar consumidores a ajustar sua rotina de cuidados, escolhendo os produtos mais eficazes para a prevenção do envelhecimento precoce e outros desafios dermatológicos.

Como Funciona o Diagnóstico?

O teste é simples e rápido, levando apenas cinco minutos para fornecer resultados detalhados. O processo envolve os seguintes passos:

  1. Aplicação de uma fita adesiva facial na bochecha do consumidor para coleta das proteínas da pele.
  2. Inserção da fita em uma solução tamponada, que isola as proteínas.
  3. Análise da amostra no cartucho do Cell Bioprint, que detecta até 20 tipos de proteínas relacionadas às principais preocupações dermatológicas.

Com base nos resultados, o dispositivo sugere uma rotina personalizada de cuidados com a pele, eliminando a incerteza na escolha de produtos. Essa abordagem personalizada evita desperdícios e compras desnecessárias, além de potencializar os benefícios dos produtos utilizados.

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Cell Bioprint: o dispositivo para diagnóstico da pele da L'Oréal.
Cell Bioprint: o dispositivo para diagnóstico da pele da L’Oréal | Fonte: L’Oréal

Um Novo Padrão na Indústria de Beleza

A L’Oréal planeja lançar o Cell Bioprint inicialmente na Ásia, em parceria com uma de suas marcas de luxo. Segundo Balooch, a ideia é expandir gradualmente para outras marcas e mercados, garantindo um impacto global.

“Essa abordagem já funcionou bem para nós antes, então seguiremos essa estratégia,” afirma o executivo.

A novidade se soma a outras inovações tecnológicas da L’Oréal apresentadas em edições anteriores da CES, como:

  • Colorsonic (2022) – Dispositivo para coloração capilar sem sujeira.
  • Hapta (2023) – Aplicador de maquiagem assistivo para consumidores com mobilidade reduzida.

Assim como esses lançamentos, o Cell Bioprint busca resolver um problema real do mercado de beleza: a frustração dos consumidores na escolha de produtos eficazes.

Além de ajudar na personalização dos cuidados com a pele, o dispositivo também representa um avanço para a indústria, permitindo que marcas e especialistas desenvolvam produtos ainda mais eficazes e direcionados a necessidades específicas.

“Nove em cada dez mulheres estão insatisfeitas com suas rotinas de skincare devido à confusão do mercado. Precisamos reduzir essa frustração com mais precisão, e isso só será possível unindo biologia e tecnologia,” conclui Balooch.

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