Sobrancelhas: a evolução dos últimos 100 anos

Elas já foram superfinas, arqueadas ou grossas, e evoluíram junto com as tendências de moda com o passar das décadas. Sobrancelhas são a moldura dos olhos, seu desenho influencia as expressões faciais e comunicam a personalidade e o estilo das mulheres.

O desenho delas mudou muito ao longo dos últimos 100 anos, algumas tendências já até voltaram repaginadas. São propostas fortes, que influenciam toda uma geração.

O Hypnotique fez uma retrospectiva ilustrada que mostra, década a década, o que mudou nas sobrancelhas das mulheres e de que forma elas marcaram época. Olha que legal!

1920 – As referências de beleza feminina da época eram as atrizes de Hollywood, como Clara Bow. O cinema ainda era mudo e os filmes produzidos em branco e preto, por isso atrizes mulheres usavam as sobrancelhas para reforçar sua expressão. Elas eram bem finas e bem pouco curvadas. 

1930 – Na década seguinte o estilo de sobrancelhas finas continuou, mas em um formato arredondado e menos alongada. A atriz Marlene Dietrich e suas sobrancelhas perfeitas foi inspiração para muitas mulheres da época.

1940 – No período marcado pela guerra, a maquiagem era um instrumento de autoestima para as mulheres. As sobrancelhas eram mais cheias em relação aos anos 30, mas bem definidas e com um visual mais natural, como as da atriz Ingrid Bergman. Nessa época surgiram os primeiros lápis para sobrancelhas.

1950 – Essa década foi marcada por personalidades sex symbols e as sobrancelhas acompanhavam os visuais dessas mulheres, fielmente representadas pela atriz Marilyn Monroe. Elas se tornaram mais curtas, cheias e com o formato inconfundível de “acento circunflexo”.

1960 – Aqui as tendências de sobrancelha voltaram a ficar finas, mas ainda se mantiveram arqueadas e chamativas. O visual era mais fashion e a top model Twiggy era uma das principais referências de estilo para as mulheres da época.

1970 – Com o surgimento do movimento hippie, os looks ganharam mais naturalidade e as sobrancelhas seguiram o mesmo estilo, aparecendo pouco pigmentadas e até mais compridas. A atriz Farah Fawcett foi referência não só pelo penteado que marcou uma geração, mas também pelas sobrancelhas super naturais.

1980 – Nessa década as sobrancelhas ficaram grandes, largas, sem desenho definido. A jovem atriz Brooke Shields e suas sobrancelhas mega naturais ilustrou bem esse estilo e era copiada por muitas jovens mulheres da época.

1990 – As sobrancelhas dos anos 90 são uma releitura da década de 1970, mais finas e com formato levemente arqueado. Top models famosas da época, como Kate Moss e Cindy Crawford, ditaram moda.

2000 – As sobrancelhas marcaram época nos anos 2000 e o visual da atriz Angelina Jolie e da cantora Christina Aguilera ilustram bem a tendência que deixou as sobrancelhas super finas e arqueadas. Super finas mesmo.

2010 – Nesse período, o formato das sobrancelhas ganhou destaque e a maneira como elas harmonizavam com o nosso rosto passou a ser algo decisivo para o visual. Foi também a “Era Kardashian”, em que Kim Kardashian lançou moda e foi copiada mundo a fora, com suas sobrancelhas tecnicamente delineadas.

2020 – Atualmente, as sobrancelhas são mais naturais, cheias e aparecem até com os fios bagunçados (técnica conhecida como fluffy brow). É muito mais comum encontrar mulheres que deixaram de tirar pelos das sobrancelhas e passaram a fazer tratamentos para vê-las cheias.

As passarelas de moda da última temporada 2023 mostraram sobrancelhas tão claras que parecem ter sido apagadas. Descoloridas ou maquiadas, as sobrancelhas voltam a ser finas, discretas e mudam o foco da atenção para a região dos olhos. É preciso muita ousadia para aderir.

O Hypnotique é a favor da escolha. Se você optar por um design de sobrancelha bem diferente do seu natural, vai fundo. O importante é se sentir bem!

Agora me conta: qual dessas sobrancelhas você prefere?

Um beijo e tchau! 

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR