Você já ouviu falar em “Tecido Bouclé” na decoração? Esse tecido especial está de volta, compondo uma das mega tendências desse ano. Podendo ser aplicado tanto em sofás e poltronas, quanto em cortinas e tapetes, sua textura diferente chama a atenção, sendo considerada chique e confortável ao mesmo tempo.
O tecido bouclê foi criado no final da década de 1940, quando a designer renomada Florence Knoll pediu ao arquiteto Eero Saarinen um projeto de uma cadeira na qual ela pudesse realmente sentir-se confortável. Dessa forma, a “Womb Chair” foi criada e disponibilizada, popularizando esse tipo de tecido macio, especialmente nos Estados Unidos.
Sobre o tecido bouclê
Traduzindo para o português a palavra “bouclê” significa “enrolado”, referindo-se a um fio específico ou nesse caso, uma série de fibras enroladas que compõe o tecido feito a partir delas. A lã é a fibra mais utilizada nesse processo, embora o algodão, a seda e o linho também já tenham sido usados para obter texturas semelhantes.
Apesar de também ter aparecido bastante no mundo da moda, com o passar dos anos, o visual marcante do bouclê foi popularizado na decoração graças à decoradores e arquitetos. Eles foram responsáveis por adaptar o tecido para diferentes superfícies e objetos, como cortinas, almofadas e tapetes.
Esses itens acabam passando uma sensação de conforto e segurança por sua aparência macia e felpuda, criando espaços aconchegantes dentro de casa. Além disso, o material também combina bastante com formas orgânicas mais arredondadas.
A qualidade do tecido bouclé é bastante duradoura, uma vez que esse tipo de tecido não fica desfiando ou desbotando. A única desvantagem desse material é o fato dele vir geralmente em cores mais claras, podendo sujar facilmente.
Já segue o Hypnotique no Instagram?
“Estilo escandinavo na decoração”, leia a matéria completa clicando aqui.