Marc Jacobs abriu extraoficialmente a Semana de Moda de Nova York com um desfile realizado na Biblioteca Pública da cidade. O show durou apenas 5 minutos e apresentou a coleção “Coragem” para o Verão/2025.
Os looks foram inspirados pelos atuais medos que afingem a sociedade, incluindo guerras e crise climática. Além disso, Jacobs buscou referências em temporadas anteriores e em criadores que admira, como Rei Kawakubo (Comme des Garçons), Miuccia Prada, Rick Owens.
É interessante observar que o trabalho de Marc Jacobs parece ganhar proporções fora do contexto habitual ao longo das últimas coleções. Assim, o estilista imprime ares mais cartunescos, fantasiosos e divertidos às criações – daí vimos muitos volumes, cores diversas, maximalismos e beleza dramática.
MARC JACOBS VERÃO/2025
Tudo na coleção “Coragem” é fantástico e exagerado, ao mesmo tempo em que transmite sofisticação, feminilidade e delicadeza. A paleta multicolorida assemelha as modelos às bonecas de papel antigas, assim como as formas afastadas do corpo.
Marc Jacobs entrega volumes acolchoados, almofadados e balonês em formas congeladas e paralisadas. Paralelamente, o estilista maximiza a modelagem, com construções irregulares, complexas, com pregas e tratamento de alfaiataria.
Em relação às referências do passado, vale mencionar as influências dos trajes históricos das eras vitoriana, eduardina e do século XVIII apresentadas no Verão/2023 e no Inverno/2022. As silhuetas dos anos 1950 e 1960 do Inverno/2024 também se fazem presentes.
Enfim, os sapatos e botas exóticos, incluindo pontas arredondadas maximalistas e/ou achatadas e ultrafinas estavam em sintonia com o clima fantasioso do desfile. Um acerto do styling da marca, assim como a beleza.
- Você também pode gostar de Das passarelas ao streetstyle: o que vimos de melhor na Semana de Moda de Copenhague
BELEZA DO DESFILE DE MARC JACOBS
Criada por ninguém menos que Pat MacGrath, a maquiagem do desfile de Marc Jacobs transformou as modelos em “bonecas modernas”. O que mais chamou a atenção foram os adesivos redondos em tons de vermelho, bordô ou preto colados em suas bochechas e/ou bocas.
A pele com viço natural se diferenciava da obra da maquiadora na icônica Alta-Costura de Margiela Primavera/2024. Além disso, as sobrancelhas foram penteadas sem preenchimento marcado e os olhos não possuíam sombras coloridas.
Enquanto isso, os penteados foram assinados pelo cabeleireiro Duffy – que já havia trabalhado com Jacobs em outras ocasiões. Ele optou por cabelos volumosos e eriçados, com textura ondulada/cacheada.
CONCLUSÃO
Como o próprio Marc Jacobs descreveu no material entregue aos convidados do desfile: “Com preciosa liberdade, sonhamos e imaginamos sem limitações, ousando ser vulneráveis diante das críticas e do fracasso, não para escapar da realidade, mas para ajudar a navegar, entendê-la e confrontá-la — explorando por meio da curiosidade, convicção, compaixão e amor”.
Não há dúvidas de que mensagem está implícita nos looks apresentados para o Verão/2025. Eles representam um acerto do estilista ao abordar a moda em um viés fora do convencional em um contexto caótico e assustador, como ele também pontuou.
O que podemos concluir é que Marc Jacobs continua firme, se reinventando, com sua moda interessante e inventiva e ainda sacudindo tudo. E que venha mais uma Semana de Moda de Nova York por aí!
Se você curte conteúdo sobre moda e lifestyle, acesse o nosso canal do Youtube com a Fabíola Kassin.