Não é de hoje que a BAPE, marca japonesa de streetwear, lança vários tênis que parecem cópias dos modelos da Nike. Descaradamente. Nos últimos anos, a gigante esportiva processou empresas menores de calçados que vendiam modelos inspirados em seus Air Jordan 1, Air Force 1, ou Dunk-like, como a Kool Kiy e Omi. E finalmente, chegou a vez da BAPE.
A Nike entrou com uma ação do Tribunal Federal de Manhattan, acusando a marca japonesa de copiar o design de seus tênis e juntou ao processo comparativos de seus modelos, com os modelos “copiados”.
Ao que tudo indica, a Nike se reuniu com representantes da BAPE em 2009 para discutir as similaridades dos produtos, o que resultou na diminuição das atividades da empresa nos Estados Unidos e no fechamento da maior parte das suas lojas no país. A BAPE chegou, inclusive, a redesenhar em 2016 seu Bape Sta para ele parecesse menos com o Air Force 1.
Só que em 2021, eles não só relançaram a versão original, como aumentaram o volume de sua produção e se recusaram a parar de comercializar o tênis quando notificados.
Agora representantes da Nike pedem na justiça para que a BAPE pare imediatamente de comercializar todos os tênis, como uma indenização considerável por danos.
Não fizeram por bem, talvez façam por mal, né?