A estrela dessa edição da Pitti Uomo, que aconteceu essa semana na cidade italiana de Florença, foi a estilista Martine Rose, convidada de honra do evento.
Considerada uma das designers mais promissoras da atualidade, a anglo-jamaicana de 41 anos apresentou a coleção outono/inverno de sua marca masculina, abusando de referências punk e retrô trazidas dos anos 80 e 90.
Martine sempre demonstrou interesse em produzir roupas para o cotidiano de pessoas comuns e foram essas pessoas que ela levou para a passarela, fugindo do estereótipo dos modelos tradicionais.
A estilista apresentou uma mistura de jaquetas, casacos e golas super volumosas, característica bem marcante de seu estilo. Esse traço pode ter vindo da experiência de Martine trabalhando com Demna Gvasalia, na Balenciaga, ao longo de três anos.
O desfile apresentou também uma nova versão para o Nike Shox MR4, azul e roxa, tênis de sua colaboração com a marca esportiva.
Como o Hypnotique adiantou, Martine tem sido apontada como possível sucessora do saudoso Virgil Abloh no comando da Luis Vuitton Homme. Esses rumores ganharam força depois que Michael Burke (CEO da LV), assistiu ao desfile de primavera/verão 2023 de Martine sentado na primeira fila.