A competição francesa de moda ANDAM, em seu 35º aniversário, escolheu o ex-vencedor Anthony Vaccarello como mentor para a edição de 2024. Esta é a primeira vez que um designer, em vez de um executivo, oferecerá orientação aos vencedores.
Vaccarello conquistou o prêmio em 2011 e desde então se tornou diretor criativo da Saint Laurent, uma das patrocinadoras corporativas do prêmio.
Nathalie Dufour, fundadora e diretora administrativa da ANDAM, afirmou que Vaccarello compartilhará sua visão criativa com os candidatos, homenageando as raízes da organização, presidida por Pierre Bergé, parceiro de longa data de Yves Saint Laurent, desde sua criação em 1989 até a morte de Bergé em 2017.
“É adorável que ele esteja prestando homenagem a Pierre Bergé dessa forma. Será muito inspirador para essa jovem geração, pois Anthony personifica uma carreira totalmente excepcional dentro de uma poderosa casa francesa”, disse Dufour.
Vaccarello contará com o apoio dos diversos executivos que compõem o júri permanente do prêmio, mas também escolherá seus próprios membros convidados. A CEO da Saint Laurent, Francesca Bellettini, foi mentora na edição de 2017.
“ANDAM é muito importante para a Saint Laurent e para mim. Foi presidido pelo senhor Pierre Bergé desde o primeiro concurso e por quase 30 anos, e tive a chance de ser um dos premiados. Por essas razões, tenho a honra sincera de me juntar como presidente do júri para esta edição especial de aniversário”, declarou o designer.
Hoje, como diretor criativo da Saint Laurent, Vaccarello sente o dever de apoiar talentos emergentes e novas marcas na moda.
Dufour expressou sua satisfação, destacando que o designer raramente faz aparições públicas. O vencedor do grande prêmio receberá 300.000 euros, e o segundo colocado, 100.000 euros, com Vaccarello orientando ambos por um ano em dimensões criativas e estratégicas de seus negócios.
“Parece um ótimo presente para este 35º aniversário, e estou muito honrada e tocada por ter Anthony pessoalmente como mentor. Ele é maduro e tem uma visão transdisciplinar e global tanto em termos de direção criativa quanto de desenvolvimento operacional”, destacou Dufour.
Ela observou que, além de ajudar a direcionar a marca Saint Laurent, de propriedade da Kering, durante um período de crescimento exponencial desde sua chegada em 2016, Vaccarello já liderou sua própria marca. Bergé, conhecido por sua franqueza, elogiou sua primeira coleção para a Saint Laurent.
“Oscilando entre herança e visão, não poderíamos imaginar um presidente de júri melhor do que Anthony Vaccarello, um visionário com talento comprovado e um ex-vencedor”, afirmou Guillaume Houzé, presidente da ANDAM.
Embora o total do prêmio permaneça estável em 700.000 euros este ano, a ANDAM planeja uma série de eventos para marcar o aniversário. “Durante todo o ano, haverá pop-ups, colaborações e eventos projetados para destacar nossa herança de designers”, disse Dufour.
Entre os vencedores anteriores estão Viktor & Rolf, Christophe Lemaire, Jeremy Scott e Marine Serre. O designer francês Louis-Gabriel Nouchi conquistou o prêmio de 2023, com Ester Manas e Duran Lantink recebendo o Prêmio Especial de segundo colocado.
A ANDAM, sigla em francês para Associação Nacional para o Desenvolvimento das Artes da Moda, é apoiada por grandes patrocinadores corporativos, que agora incluem Balenciaga, Bureau Betak, Chanel, Chloé, Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, Galeries Lafayette, Google, Hermès, Kering, Lacoste, Longchamp, LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, L’Oréal Paris, Meta, Mytheresa, OTB, Premiere Classe, Saint Laurent, Swarovski e Tomorrow.
O Ministério da Cultura da França e o DEFI, órgão que promove o desenvolvimento da indústria da moda francesa, são também parceiros públicos históricos importantes da ANDAM.