A Balenciaga está vendendo bolsas inspiradas em sacos de lixo por R$ 9 mil. O item polêmico faz parte da coleção da temporada de inverno 2022 e gerou reações nas redes sociais. A marca ficou conhecida nos tempos atuais por suas criações irreverentes e muitas vezes virais, porém a empresa centenária nem sempre foi assim.
A Balenciaga foi fundada em 1919 pelo designer espanhol Cristóbal Balenciaga na cidade de San Sebastian, na Espanha. Conhecido por ser um costureiro de altíssimo padrão, sua marca de luxo famosa por suas silhuetas modernas e femininas, diferenciadas das demais, especialmente para a época.
A casa fechou em 1972, no mesmo ano da morte do designer, e foi reaberta sob nova direção em 1986. Atualmente, a Balenciaga é propriedade do grupo de Kering. Considerada como uma das marcas mais hypadas e inovadoras no mercado da moda de luxo atual, a Balenciaga segue impressionando mesmo depois de todos esses anos.
Seu diretor criativo desde 2015, o designer gregoriano Demna Gvasalia, ficou conhecido mundialmente por também ser o fundador da Vetements. Admirado por seu estilo ousado e subversivo, Demna mudou a estética da Balenciaga, transformando-a na marca que conhecemos hoje.
Suas últimas criações incluem diferentes polêmicas como o lançamento de uma bolsa imitando a da empresa Ikea por mais de 2.000 dólares, modelos de Crocs com salto, tênis destruídos e mais recentemente, sacos de lixo na passarela. O desfile da temporada de inverno 2022 criado pelo designer homenageou a crise na Ucrânia, apresentando diversos momentos que fizeram o mundo parar e pensar.
A Trash Pouch se parece bastante como um saco de lixo descartável, sendo feita de couro de bezerro flexível. O modelo já está disponível em quatro cores diferentes, sendo vendido por € 1.400 EUR (US $ 1.790 USD) em lojas da Balenciaga ao redor do mundo e no site oficial da marca.