Organizado pelo British Fashion Council (BFC), o tradicional Fashion Awards aconteceu essa semana, em Londres, e premiou os melhores da moda de 2022. Entre os principais vencedores estão o estilista Pierpaolo Piccioli, da Valentino, e a modelo Bella Hadid.
Piccioli, que é diretor criativo da marca de luxo italiana, foi eleito o estilista do ano. Já Hadid levou o título de modelo do ano.
Também levaram prêmios para casa o fundador da marca Patagonia, Yvon Chouinard, que recebeu o prêmio de destaque. No mês de setembro, Chouinard anunciou a doação da empresa de vestuário para um fundo, que reverterá seus lucros para o combate à crise climática.
A britânica Burberry ganhou o prêmio “mundo do metaverso e experiência gaming” por seus empreendimentos no mundo virtual. A grife criou no último ano uma série de NFTs jogáveis chamadas Sharky B, que vivem em Blankos Block Party da Mythical Games. Esses personagens incluem acessórios como braçadeiras, jetpacks e sapatos de piscina. A coleção esgotou rapidamente e rendeu quase US$ 400 mil.
No ano da morte da Rainha Elizabeth II, a premiação prestou uma homenagem à monarca que reinou durante 70 anos no Reino Unido. O tributo foi apresentado por Naomi Campbell, seguido por um desfile de moda inspirado na casa real.
Todos os indicados e vencedores do Fashion Awards são votados por um júri composto por mais de mil especialistas da indústria da moda internacional.
Veja aqui a lista completa dos vencedores do Fashion Awards 2022:
- Designer do Ano: Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino
- Modelo do Ano: Bella Hadid
- Marca Britânica Independente: Walles Bonner
- British Fashion Council Foundation: S. S. Daley
- Isabella Blow para criador de moda: Katie Grand
- Prêmio de Metaverso e Experiência de Gaming: Burberry
- Prêmio de Excelência e Realização: Yvon Chouinard, da Patagonia