Issey Miyake morre aos 84 anos

Issey Miyake morre aos 84 anos. Com uma carreira de mais de meio século, o estilista japonês revolucionário fez sucesso no mundo da moda, incentivando o uso de roupas confortáveis de alta tecnologia. Ele também foi responsável por desenvolver uma nova maneira de plissar tecidos, utilizando uma prensa térmica.

O designer nascido em em Hiroshima, no ano de 1938 tinha apenas sete anos quando a cidade foi atingida por uma bomba atômica, lançada pelos Estados Unidos. A tragédia resultou em aproximadamente 140 mil vítimas fatais, entre elas sua mãe. Inclusive, Issey evitou falar sobre o ocorrido durante bastante tempo, guardando para si mesmo sequelas físicas e emocionais.

O estilista chegou à Paris em 1964, logo após ter estudado artes gráficas no seu país natal. Na França ele começou a trabalhar com grandes nomes da Indústria da Moda na época, incluindo os designers Givenchy, Guy Laroche e Geoffrey Beene. Alguns anos depois, em 1970 Issey Miyake decidiu inovar, criando a sua própria marca. O investimento foi um sucesso e o designer se tornou em um dos primeiros estilistas a apresentar suas coleções em Paris.

Miyake ficou conhecido especialmente por combinar muito bem o design e estilo japonês com o do Ocidente, inspirando-se nas tradições de seu país natal. Sendo um apaixonado por tecnologia e tecidos, ele também investiu bastante no uso de materiais inovadores e inesperados como metal, plástico, arame e até mesmo papel em suas principais criações.

Sua busca constante pela inovação fez com que ele fosse um dos primeiros designers a aplicar cortes a laser em suas peças, uma técnica não tão conhecida por outras marcas na época. Issey também ficou famoso por priorizar a relação da roupa com o corpo, sempre buscando entender como suas peças ganhariam vida ao serem usadas. A morte de Miyake foi anunciada oficialmente nesta terça-feira (09/08), por uma funcionária de sua empresa em Tóquio.

Com criações icônicas, o estilista continua sendo considerado um dos principais nomes da Indústria da Moda ao longo da segunda metade do século XX. Sua empresa segue fazendo sucesso atualmente, com diferentes marcas e linhas ao redor do mundo. Incluindo diferentes produtos como roupas, perfumes, acessórios e até mesmo itens de decoração.

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