Museu holandês faz exposição sobre a Balenciaga

Museu holandês recebe exposição em homenagem ao 50º aniversário da morte de Cristóbal Balenciaga. A marca criada pelo designer ficou conhecida nos tempos atuais por suas criações irreverentes e muitas vezes virais. Porém, a empresa centenária nem sempre foi assim.

A Balenciaga foi fundada em 1919 pelo designer espanhol Cristóbal Balenciaga na cidade de San Sebastian, na Espanha. Conhecido por ser um costureiro de altíssimo padrão, sua marca de luxo famosa por suas silhuetas modernas e femininas, diferenciadas das demais, especialmente para a época.

No mesmo ano, a Balenciaga foi expandida, inaugurando filiais em Barcelona e Madri. A marca fazia tanto sucesso que os integrantes da realeza e aristocracia espanhola usavam seus designs. Porém, a Guerra Civil Espanhola causou o encerramento das lojas da Balenciaga no país, fazendo com que a marca mudasse sua sede para Paris.

Nessa época, Cristóbal apresentou seu primeiro desfile de moda, incluindo designs inspirados pelo movimento renascentista espanhol. A casa fechou em 1972, no mesmo ano da morte do designer, e foi reaberta sob nova direção em 1986. Atualmente, a Balenciaga é propriedade do grupo de Kering.

Considerada como uma das marcas mais hypadas e inovadoras no mercado da moda de luxo atual, a Balenciaga segue impressionando mesmo depois de todos esses anos. Sob direção criativa de Demna Gvasalia, a Balenciaga retornou à Semana da Alta-Costura em 2021 depois de mais de 50 anos fora do evento, trazendo uma visão mais contemporânea e atual.

A mostra “Balenciaga in Black” explora o uso do preto pelo designer em 100 obras-primas. Todas fornecidas pelo Palais Galliera e Maison Balenciaga em Paris. A exposição está disponível para visitação até março de 2023 no Kunstmuseum Den Haag. Esta é a primeira vez que uma seleção tão grande do trabalho de Balenciaga está sendo exibida na Holanda.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR