Com certeza você já ouviu falar em rosácea, mas você sabia que existem 04 tipos diferentes dela?
Muito além de uma simples vermelhidão no rosto, esta doença de pele é caracterizada por outros sintomas como vasos sanguíneos dilatados e sensações de queimação, normalmente concentradas na região das bochechas, nariz, testa e queixo.
A rosácea afeta mais mulheres do que homens e é dividida em quatro tipos, sendo que o rubor e a sensibilidade é o que caracterizam cada um deles. Sei que existe um certo medo com relação a essa doença já que ela não tem cura, mas é importante deixar claro que muitos tratamentos conseguem controlar e minimizar os sintomas.
Se você acha que tem rosácea, pode tentar identificá-la com a ajuda dessa matéria, mas é importante que você procure um dermatologista pois só ele poderá dizer qual é o tratamento indicado para você.
1) Rosácea Eritemato Telangectasia
Essa é a rosácea mais comum e faz com que a pele fique vermelha, com vasos aparentes bem no centro do rosto e bochechas. É normal sentir uma leve ardência e queimação na pele, sendo que esses sintomas podem se agravar quando a pessoa fica exposta ao sol, pratica exercícios físicos ou tem momentos de muito estresse.
2) Rosácea Pápula Pustular
Neste tipo de rosácea a vermelhidão é acompanhada do surgimento de lesões pápulo-pustulosas, que são manchas e relevos parecidos com espinhas que contém pus.
3) Rosácea Fimatosa
Na rosácea fimatosa há um aumento na produção de glândulas sebáceas, o que leva ao aparecimento de ‘caroços’ nas áreas afetadas. A pele fica mais espessa, bem avermelhada e ainda mais sensível.
4) Rosácea Ocular
Sim, existe uma rosácea ocular e ela é muito comum nos pacientes que já possuem algum outro tipo de rosácea. Podendo ser confundida com uma conjuntivite, seus sintomas são os olhos secos, a vermelhidão, visão embaçada e dor nos olhos.
Foto: Reprodução/ Pinterest.