Tivemos um mais um tapete vermelho na 76ª edição do British Academy Film Awards, conhecido como o Oscar britânico. A premiação aconteceu no Royal Festival Hall, em Londres, e consagrou o filme alemão “Nada de novo no front” com o grande vencedor da noite, levando o prêmio em sete categorias.
Teve também looks maximalistas, grande estrela dando o exemplo e repetindo o vestido (isso mesmo) e a presença da família real. Bom como de costume, Kate Middleton usou um look de Alexander McQueen. A princesa de Gales escolheu um vestido longo branco e luvas pretas até os ombros. Vestido que já foi usado na mesma cerimônia, três anos atrás. Só que dessa vez, Kate escolheu um brinco floral da Zara para compor o visual. Kate adora Zara, né?
Outra que também reaproveitou um look antigo foi Cate Blanchett. Eleita “Melhor Atriz” por sua interpretação no longa “Tár”, a australiana usou a mesma peça vintage de veludo, assinada por John Galliano para a Maison Margiela, que ela usou no Oscar em 2015. Só mudou o colar. É isso ai, Cate! Repetir roupas é mais do que normal!
A mais ousada da noite foi Anya Taylor, que chegou com um look Schiaparelli dourado com um manto bem volumoso; Florence Pugh estava linda em um vestido Nina Ricci todo de tule vermelho; Cinthya Erivo escolheu um modelo longo, assimétrico e com franjas acobreadas, da Louis Vuitton e Viola Davis brilhou em um vestido azul também com capa, assinado por Stella McCartney. Ana de Armas estava linda em um Louis Vuitton rosa bem clarinho e Michele Yeoh escolheu um conjunto super chic, assinado pela Dior.
Agora deixando os looks de lado para falar dos prêmios, né? O ator Austin Butler levou para casa a estatueta de melhor ator por sua atuação em “Elvis”, como esperado. Melhor animação ficou com “Pinóquio” e “Avatar” venceu na categoria Melhores Efeitos Visuais.
Confira abaixo a lista completa de vencedores do BAFTA 2023:
Melhor filme
Nada de Novo no Front
Melhor direção
Edward Berger – Nada de Novo no Front
Melhor atriz
Cate Blanchett – Tár
Melhor ator
Austin Butler – ElviS
Melhor atriz coadjuvante
Kerry Condon – Os Banshees de Inisherin
Melhor ator coadjuvante
Barry Keoghan – Os Banshees de Inisherin
Melhor roteiro original
Os Banshees de Inisherin – Martin McDonagh
Melhor roteiro adaptado
Nada de Novo no Front – Edward Berger, Lesley Paterson, Ian Stokell
Melhor filme britânico
Os Banshees de Inisherin
Melhor estreia de um roteirista, diretor ou produtor britânico
Charlotte Wells – Aftersun
Melhor filme de língua não inglesa
Nada de Novo no Front
Melhor documentário
Navalny
Melhor animação
Pinóquio
Melhor trilha sonora
Nada de Novo no Front – Volker Bertelmann
Melhor elenco
Elvis
Melhor fotografia
Nada de Novo no Front
Melhor edição
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor efeitos visuais
Avatar: O Caminho da Água
Melhor som
Nada de Novo no Front
Melhor figurino
Elvis
Melhor maquiagem
Elvis
Estrela em ascensão (voto popular)
Emma Mackey