Balenciaga inaugura loja em Saint Tropez

Balenciaga inaugura sua primeira loja em Saint Tropez. A empresa centenária foi fundada em 1919 pelo designer espanhol Cristóbal Balenciaga na cidade de San Sebastian, na Espanha. Conhecido por ser um costureiro de altíssimo padrão, sua marca de luxo famosa por suas silhuetas modernas e femininas, diferenciadas das demais, especialmente para a época.

Em 1919, a Balenciaga foi expandida, inaugurando filiais em Barcelona e Madri. A marca fazia tanto sucesso que os integrantes da realeza e aristocracia espanhola usavam seus designs. Porém, a Guerra Civil Espanhola causou o encerramento das lojas da Balenciaga no país, fazendo com que a marca mudasse sua sede para Paris. Nessa época, Cristóbal apresentou seu primeiro desfile de moda, incluindo designs inspirados pelo movimento renascentista espanhol.

A casa fechou em 1972, no mesmo ano da morte do designer, e foi reaberta sob nova direção em 1986. Atualmente, a Balenciaga é propriedade do grupo de Kering. Considerada como uma das marcas mais hypadas e inovadoras no mercado da moda de luxo atual, a Balenciaga segue impressionando mesmo depois de todos esses anos.

O novo projeto foi desenvolvido com um interior despojado, inspirado no conceito de “Raw Architecture”. Sendo construído apenas com as a as estruturas que já existiam no local, o ambiente mistura a aparência do novo com o antigo. Essa estética foi introduzida pela marca em setembro do ano passado, incluindo renovações em diversas lojas da Balenciaga ao redor do mundo.

Segundo o atual diretor criativo da marca, Demna Gvasalia, o principal objetivo com esses novos projetos é inspirar uma sensação de temporalidade e permanência na experiência presente. O design propositalmente inacabado da loja apresenta materiais como vidro, concreto e aço inoxidável para dar uma aparência mais industrial ao espaço.

O exterior da loja contrasta fortemente com o interior, apresentando janelas coloridas em tons mais quentes como rosa e roxo, combinando bastante com todo o resto da cidade francesa. Além disso, o ambiente também apresenta uma grande cortina feita de camisetas Balenciaga recicladas, criada pela artista mexicana Pia Camil. A nova loja da Balenciaga em Saint-Tropez já foi inaugurada oficialmente e está aberta para visitas.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR