PUBLICIDADE

Bella Hadid Se Pronuncia Sobre Polêmica da Campanha da adidas SL72

Bella Hadid pede desculpa após críticas à campanha ligada aos Jogos Olímpicos de 1972

Após o lançamento controverso da campanha do tênis adidas SL72, Bella Hadid usou o Instagram para se pronunciar sobre o assunto. Em um comunicado emocional, a modelo abordou as críticas recebidas e ofereceu sua resposta oficial sobre seu envolvimento na campanha inspirada nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972.

A campanha foi divulgada no início deste mês, com um grande destaque na Times Square, em Nova York. O lançamento coincidiu com o 52º aniversário dos Jogos de Munique, onde 11 atletas e treinadores israelenses foram massacrados por terroristas palestinos do grupo Setembro Negro. A campanha rapidamente enfrentou críticas pela falta de sensibilidade, já que o trágico evento de 1972 não foi mencionado, e gerou uma resposta do Estado de Israel. O American Jewish Committee também condenou a participação de Hadid, dada sua conhecida defesa dos esforços de alívio para os palestinos em Gaza durante a guerra Israel-Hamas.

Hadid expressou seu pesar em uma longa Instagram Story, afirmando: “Nunca me envolveria conscientemente com qualquer arte ou trabalho relacionado a uma tragédia horrível. Antes do lançamento da campanha, eu não sabia da conexão histórica com os eventos de 1972. Estou chocada, chateada e decepcionada com a falta de sensibilidade que houve na campanha. Se eu soubesse, do fundo do meu coração, eu jamais teria participado.” Ela também comentou que uma pesquisa mais aprofundada deveria ter sido feita por todos os envolvidos, incluindo ela mesma, sua equipe e a equipe da adidas, destacando a necessidade de uma “pesquisa mais detalhada.”

Hadid continuou: “Como sempre fiz e sempre farei, falarei contra o que considero errado. Embora todos tenham tido a intenção de criar algo positivo e unir as pessoas por meio da arte, a falta de entendimento coletivo comprometeu o processo. Não acredito em ódio de nenhuma forma, incluindo o antissemitismo. Isso nunca mudará, e eu mantenho essa afirmação com total firmeza.” Ela também discutiu a “libertação do povo palestino” e o ataque antissemita, destacando que “Palestina não é sinônimo de terrorismo e essa campanha, inadvertidamente, destacou um evento que não representa quem somos.” A modelo encerrou seu post dizendo: “Sou uma mulher palestina orgulhosa e há muito mais em nossa cultura do que o que foi associado na última semana.” Hadid conclui, “Sempre estarei ao lado do meu povo palestino enquanto continuo a defender um mundo livre de antissemitismo. Antissemitismo não tem lugar na libertação do povo palestino. Sempre defenderei a paz sobre a violência, a qualquer dia. O ódio não tem lugar aqui, e eu sempre advogarei não apenas pelo meu povo, mas por todas as pessoas ao redor do mundo.”

Em sua última declaração, a adidas revelou que está “revisando” a campanha. Foi noticiado que Hadid está tomando medidas legais contra a adidas por falta de responsabilidade, mas não há confirmação sobre o andamento do processo.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR