Chia Huang é a Vencedora do Prêmio de Fotografia e Artes Visuais da Dior

Taiwanesa Impressiona com Série Fotográfica “Silence is Speaking”

A estudante taiwanesa Chia Huang, da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, conquistou o prestigioso Prêmio de Fotografia e Artes Visuais da Dior com sua série fotográfica “Silence is Speaking”. A premiação aconteceu em Arles, na França, na última sexta-feira.

Esta é a sétima edição do prêmio, organizado em parceria com a Luma Arles, um campus para artistas, e a École Nationale Supérieure de la Photographie, também em Arles. O júri deste ano foi presidido pela fotógrafa francesa Brigitte Lacombe e contou com a participação de Julie Jones, Laurent Montaron, Marina Hoffmann, Simon Baker e Peter Philips, diretor criativo e de imagem da Dior Makeup.

Para criar sua série, Huang viajou até Taitung, uma pequena cidade em Taiwan, onde fotografou dois irmãos autistas que não se comunicam por meio de uma linguagem formal e vivem com o pai doente. “Essas imagens pungentes, sensíveis e dolorosas conseguem decifrar a comunicação silenciosa deles e sua linguagem corporal, enquanto ‘documentam os sons silenciosos dentro deles'”, disse a Dior em um comunicado.

Huang receberá uma bolsa de 10.000 euros da Dior e sua série será exibida na Maison Européenne de la Photographie, em Paris, a partir do início de 2025.

O artista chinês Yiding Wang também recebeu uma menção honrosa do júri por seu vídeo “Go Back Home”, do Instituto de Artes Visuais de Xangai. O vídeo apresenta um jovem carregando uma árvore de pêssego florida nas costas para a cidade natal de seu pai, em cumprimento ao último desejo dele.

As fotos de Huang, o vídeo de Wang e as obras dos outros 10 finalistas estarão em exibição na Lampisterie, em Luma Arles, até 29 de setembro.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR