Coachella começa na sexta-feira, mas o festival de música da Califórnia quer esquentar as coisas antes – pelo menos no mundo virtual do Fortnite.
É o terceiro ano seguido que Coachella invade o Fortnite Festival, trazendo palcos virtuais, áreas temáticas, roupas e muito mais. Os fãs poderão curtir a ação do festival no jogo de ritmo, além de explorar novas experiências, incluindo um novo destino e roupas virtuais inspiradas no evento.
“A partir de hoje, os fãs poderão curtir os primeiros palcos virtuais do festival no Fortnite Festival e explorar a Ilha do Saara, uma nova experiência de música e minigames criada especialmente para o Fortnite [UEFN], com música e visuais dos artistas do Coachella 2024, Grimes e DJ Snake”, anunciou a organização.
O palco principal do Festival Fortnite vai dar a chance dos fãs brilharem tocando músicas de artistas do Coachella 2024, com visuais inspirados nos palcos reais do festival.
A Ilha do Saara marca a expansão da presença do Coachella no Fortnite, seguindo a criação da Ilha Coachella do ano passado e replicando a nova Tenda Sahara do festival real, que abre esse ano.
Além dos visuais virtuais inspirados no festival dos últimos anos, duas novas roupas chegam à loja do Fortnite. Os trajes Horizonte e Cosma se inspiram na icônica instalação de arte do astronauta do Coachella e estarão disponíveis em versões Lego e mais elaboradas. O festival sugere combiná-los com a Guitarra Brilho Mirage e o Teclado Festival Keys.
Outros itens incluem o Acessório Asas de Borboleta Interestelar, a Picareta Pulso Coachella e o Envelopamento Soft Synth. Esses e outros itens – incluindo “emotes” inspirados nas artistas do Coachella 2024, Doja Cat e Sabrina Carpenter – estarão disponíveis na loja de 11 a 20 de abril.
Para celebrar a apresentação de J Balvin no Coachella, a roupa Inferno Skeleton Balvin, completa com o Acessório Sorridente Zappy-Go-Backy, chegará na loja por quatro dias a partir do segundo final de semana do Coachella, em 18 de abril.
No final das contas, o objetivo do Coachella é criar uma versão virtual do festival que espelhe o evento do mundo real, com alguns aspectos que propositalmente borram a linha entre eles.
“Estamos buscando levar o Coachella a um público online mais amplo, por isso estamos nos ativando no Fortnite e no ecossistema da Epic Games para criar novas experiências musicais dentro do jogo que permitam aos fãs online ficarem mais perto do festival do que nunca”, disse Sam Schoonover, líder de inovação do Coachella.
Durante o segundo final de semana, os fãs online que sintonizarem a Tenda Sahara na transmissão ao vivo do Coachella no YouTube terão uma experiência de realidade aumentada, criada pela Unreal Engine da Epic Games, que mistura aspectos da Ilha do Saara e as apresentações ao vivo do festival. Visitantes da Ilha do Saara também podem encontrar uma “sala de remix” escondida da Coke Studio e um estúdio de som, onde podem colaborar para criar músicas.
O festival está apostando forte no mundo dos games e experiências virtuais em um momento em que críticos questionam a popularidade do Coachella. Antigamente, os ingressos esgotavam em poucas horas. No ano passado, levou quatro dias para vender o primeiro final de semana. Esse ano, levou um mês.
O atraso no anúncio do line-up musical provavelmente teve parte da culpa. Fãs ficaram confusos, até mesmo irritados, pois estavam acostumados a ver as novidades anunciadas na primeira semana de janeiro. Com a venda de ingressos começando semanas depois do normal, em 17 de janeiro, surgiram rumores de que os organizadores tiveram dificuldade para encontrar atrações principais. É claro que a pressão econômica em tempos de inflação também pode ter algo a ver com a lentidão nas vendas.
Então faz sentido que o Coachella – com Doja Cat, Lana Del Rey e Tyler, the Creator no topo do line-up – queira “expandir o festival virtualmente”, como disse Schoonover, e torná-lo “mais acessível aos fãs ao redor do mundo”. É uma maneira de manter a atmosfera do festival, sem mudanças caras em locais ou programação. Por outro lado, com a transmissão no YouTube, onde os espectadores podem assistir a quatro shows simultaneamente, e uma versão virtual expandida no Fortnite, o Coachella parece estar mergulhando cada vez mais no território virtual.