Confira o que aconteceu no Festival de Cannes

O Festival de Cannes acontece anualmente na cidade francesa, reunindo amantes de cinema e profissionais do do mercado como diretores, celebridades, atores, modelos, entre outros. Além de incluir um o tapete vermelho mega chique, o evento com duração de mais de uma semana também apresenta estreias de importantes produções do circuito e uma premiação especial.

Realizado pela primeira vez em 1946, o Festival de Cannes segue proporcionando encontros para os amantes das artes, especialmente de cinema. Descobrindo e apresentando filmes de alta qualidade, aprimorando o desenvolvimento da 7ª arte ao redor do mundo.

Com mais de 75 anos de existência, o festival de 12 dias realiza eventos promovendo a exibição de produções vindas de mais de 170 países. Além de reunir mais de 12500 profissionais da área todos os anos. Nessa temporada, a 75ª edição do festival foi realizada dos dias 17 a 28 de maio, incluindo a participação de mais de 20 produções disputando as diversas categorias da premiação, conhecida por ser uma das mais cultuadas celebrações do circuito de cinema mundial.

O júri deste ano foi liderado pelo ator Vincent Lindon (“Titane”) e composto por Asghar Farhadi (“O Apartamento”), Deepika Padukone (“xXx: Reativado”), Jasmine Trinca (“Ninguém é Salvo Sozinho”), Jeff Nichols (“O Abrigo”), Joachim Trier (“A Pior Pessoa do Mundo”), Ladj Ly (“Os Miseráveis”), Noomi Rapace (“Lamb”) e Rebecca Hall (“Identidade”).

O filme “O Triângulo da Tristeza”, de Ruben Ostlund venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2022, sendo aplaudido de pé por 8 minutos após sua exibição. A produção é uma sátira bastante sarcástica abordando temas desde os super-ricos até a cultura influenciadora e os papéis de gênero na sociedade.

O filme é a segunda vitória do diretor na premiação francesa, após ele também ter sido escolhido com a produção “A Arte da Discórdia”, em 2017. Confira a lista com os principais vencedores desse ano aqui.

Ao longo desses dias também tivemos a estreia de filmes mega interessantes como “Elvis”, ”Crimes do futuro”, “Três mil anos de saudade”, “Irma Vep”, “O Corretor”, entre outros. O festival também contou com a realização de uma homenagem ao Tom Cruise, cujo filme Top Gun: Maverick também teve sua estreia no evento. O ator foi premiado com uma Palme d’Or honorária.

O festival finalmente voltou à sua capacidade total de espectadores e convidados depois últimas edições com bastante precauções e restrições relacionadas ao COVID-19 na França. O cartaz oficial do evento foi criado como uma homenagem ao filme “O Show de Truman” (1998).

E é claro que não poderíamos deixar de falar um pouco mais sobre o Tapete Vermelho. Confira nossos looks preferidos:

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR