Destaques da Semana de Alta-Costura

A Semana de Moda Masculina mal acabou e a tão esperada Semana de Alta-Costura já começou com tudo em Paris. As apresentações começaram oficialmente na segunda-feira dia 04/07 e acontecerão até a próxima quinta-feira, dia 07/07. Confira os principais destaques dos desfiles até agora:

Schiaparelli

Schiaparelli continua sendo responsável pela apresentação mais esperada do evento. Dessa vez, o atual diretor criativo da marca, Daniel Roseberry, optou por explorar a beleza da alta-costura, homenageando designers que se inspiraram na Schiaparelli no passado. Incluindo referências ao trabalho de designers como Christian Lacroix e Yves Saint Laurent. Também coincidindo com a mostra “The Surreal World of Elsa Schiaparelli”, em exibição a partir dessa semana no museu Les Arts Décoratifs.

Iris Van Herpen

Já a marca da designer holandesa Iris Van Herpen está comemorando 15 anos em 2022. Optando por seguir sua própria estética futurista, os novos designs apresentam uma aparência parecida com os designs mais recentes da marca. Responsável por produzir suas peças em impressoras 3D desde 2009, Iris afirma que sempre esteve preparada para o metaverso.

Giambattista Valli

Giambattista Valli retornou às passarelas presencialmente com uma coleção perfeita para festas, especialmente eventos noturnos. Incluindo diversas mega tendências em suas novas criações. Desde plumas e laços até mesmo paetês e transparências.

Dior

A Dior optou por apresentar uma coleção bastante romântica, sem muitos exageros. A marca francesa atualmente tem a Maria Grazia Chiuri como diretora criativa. A designer afirmou ter se inspirado na artista ucraniana Olesia Trofymenko após visitar uma exposição. Incluindo elementos culturais ucranianos em suas novas criações, como bordados artesanais. A artista também foi responsável por toda a cenografia do evento, além de sugerir que Chiuri utilizasse o conceito da árvore da vida, um elemento do folclore ucraniano como tema.

Giorgio Armani Privé

Giorgio Armani Privé inspirou-se nas décadas de 1920 e 1930 para criar sua nova coleção, a melhor que vimos até agora. As composições incluíram especialmente calças de alfaiataria, maxi saias e vestidos de gala. A grande maioria delas em cores como azul, rosa e preto.

Chanel

Apesar de não apresentar nada de novo ou extraordinário, a Chanel incluiu elementos clássicos da marca ao longo do desfile. Materiais como tweed e renda completaram as composições com ternos, saias, vestidos e especialmente conjuntos. A Chanel trabalhou novamente com o artista francês especializado em projetar instalações, Xavier Veilhan. Ele foi responsável por criar a cenografia do desfile, construindo um playground gigente dentro do centro equestre Étrier de Paris.

Alexis Mabille

Alexis Mabille aptou por trabalhar elementos mais clássicos da alta-costura em sua nova coleção. Incluindo peças no formato de rosas e estampas florais. Além de utilizar tecidos como renda e tule. Suas criações volumosas em cores mais clássicas definitivamente chamaram a atenção dos espectadores.

Alexandre Vauthier

Alexandre Vauthier segue trabalhando composições ideais para serem usadas especialmente em festas noturnas, incluindo criações monocromáticas como conjuntos de alfaiataria e vestidos deslumbrantes. Cores como preto, azul e bege destacaram-se na passarela. Tendências como paetês, transparências, plumas e veludo continuam fazendo parte do repertório do designer.

Balenciaga

Balenciaga realiza desfile como marca convidada durante a Semana da Alta-Costura. Incluindo diversas celebridades na passarela, como Kim Kardashian, Dua Lipa e Nicole Kidman. O atual diretor criativo da marca, Demna Gvasalia, apresentou a nova coleção para a temporada de Outono/Inverno 2022-2023, cheia de referências à modelos vintage criados pela marca há décadas.

Elie Saab

Elie Saab apresentou uma nova coleção cheia de detalhes chamativos como plumas, transparências super chiques e detalhes metalizados em prata e dourado. A paleta de cores variada incluiu tons sólidos como vermelho vibrante, preto, beige e até mesmo azul claro. Lantejoulas, bordados e aplicações em tule também destacaram-se na passarela.

Viktor & Rolf

Viktor & Rolf continua apresentando o visual dramático com ombreiras oversized e decotes dramaticamente levantados. Mas dessa vez a marca também incluiu looks um pouco mais discretos e menos geométricos. O ponto-alto do show foi quando os designers da coleção apareceram na passarela ajustando diferentes composições.

Zuhair Murad

Zuhair Murad inspirou-se em símbolos esotéricos e na magia do cosmos para criar sua nova coleção, incluindo referências à planetas, horóscopos e até mesmo cartas de tarot em suas criações. Trabalhando bastante com detalhes em bordado e apliques com cristas, além de mega tendências como plumas, transparências e tons de roxo.

Olivier Rousteing

Olivier Rousteing foi o designer convidado desse semestre para apresentar a nova coleção da Jean Paul Gaultier. O atual diretor criativo da Balmain incluiu elementos clássicos da marca, como blusas listradas lembrando as dos marinheiros e referências à embalagem do perfume masculino Le Male.

Maison Margiela

Maison Margiela realizou uma apresentação diferente das outras marcas, produzindo uma peça teatral transmitida ao-vivo ao invés de um desfile com uma passarela convencional para apresentar sua nova coleção. O atual diretor criativo, John Galliano, misturou criações com texturas inovadoras, com looks inspirados na “Golden Era” de Hollywood.

Fendi

O principal destaque do último dia da Semana de Alta-Costura definitivamente foi o desfile da Fendi. O Diretor Criativo da coleção, Kim Jones, segue investindo bastante em tons neutros como marrom e beige em suas novas criações. Diferentes mega tendências como transparências, bordados e até mesmo o tão falado patchwork também marcaram presença ao longo da apresentação. Usando 3 cidades ao redor do mundo como inspiração, Jones incluiu referências à Roma, Kyoto e Paris para sua nova coleção. Trabalhando muito bem a ideia de looks simples e luxuosos envolvendo vestidos e peças de alfaiataria.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR