Este casaco Chanel foi vendido por 312.000 euros

Este casaco Chanel foi vendido por 312.000 euros

O recente leilão de Mouna Ayoub, com a nata de sua vasta coleção de Chanel haute couture, foi um sucesso estrondoso. A Maurice Auction vendeu todos os 252 lotes na noite de segunda-feira, no Pavillon Gabriel em Paris, arrecadando 1,5 milhão de euros. Um dos destaques da noite foi um elegante casaco bordado pela Lesage, que imita as ornamentadas telas de Coromandel, tão apreciadas pela fundadora Gabrielle Chanel, e foi arrematado por 312.000 euros, superando as expectativas.

O casaco, proveniente da coleção de alta costura de outono de 1996 da Chanel, era estimado para ser leiloado entre 150.000 e 200.000 euros. Surpreendentemente, Ayoub revelou que o usou apenas uma vez, em uma noite de ópera na La Scala, em Milão.

Outros itens notáveis incluíram um vestido preto esguio adornado com correntes douradas, vendido por 75.400 euros, e um cinto de “boxe” em couro e dourado da coleção de outono de 1991, arrematado por 16.900 euros.

A internacionalização do evento foi evidente, com compradores internacionais adquirindo 75% dos lotes, conforme relatado pela Maurice Auction. A diversidade dos lotes variou de vestidos, ternos, sapatos, joias, cintos e até mesmo uma peruca com um rabo de cavalo que Shalom Harlow desfilou na passarela, datando de 1990 a 2014.

Em entrevista na semana passada, Ayoub explicou que estava se desfazendo de seus adorados Chanel porque não lhe servem mais. Além disso, expressou o desejo de proporcionar à jovem geração a oportunidade de possuir e apreciar peças de alta costura de Karl Lagerfeld, que não tiveram a chance de conhecê-lo.

Mouna Ayoub sempre cuidou com carinho de suas excepcionais peças da Chanel, adquirindo muitas delas pela beleza estonteante e pela excepcional arte de sua confecção. Todas eram armazenadas em condições de museu.

Parte dos rendimentos do leilão será doada à Fondation des Femmes, uma organização que defende os direitos e a liberdade das mulheres, além de combater a violência contra elas.

Conhecida figura da sociedade e jet-setter originária do Líbano, Ayoub atua no ramo imobiliário, investindo a maior parte de seus ganhos em seu vasto guarda-roupa de alta costura, composto por cerca de 2.500 peças, com mais a caminho. Encomendas em andamento incluem criações da Chanel, Schiaparelli, Fendi e Dior.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR