Fondazione Prada recebe exposição de Elmgreen & Dragset

Vai visitar Milão em breve? A dupla de artistas alemães Elmgreen & Dragset está com uma exposição interessantíssima na Fondazione Prada.

Em 1993, Miuccia Prada decidiu compartilhar sua paixão pela arte com o resto do mundo ao lado de seu marido e parceiro de negócios, Patrizio Bertelli. Ambos decidiram desenvolver e criar exposições de arte contemporânea, também relacionadas a temas como cinema, arquitetura, filosofia e artes cênicas. Dois anos depois, o projeto foi renomeado e reorganizado, tornando-se a Fondazione Prada.

Desde então, a Fondazione recebeu mais de 20 exposições individuais em seus espaços expositivos em Milão, realizando parcerias com artistas contemporâneos consagrados. Com a abertura de um complexo cultural permanente em Milão, a Fondazione segue oferecendo novas oportunidades para ampliar e enriquecer processos de aprendizagem para seus visitantes.

Chamada “Useless Bodies?”, a nova exibição aborda a presença física nos espaços públicos e privados, agora que as mídias sociais nos permitem quase que um teletransporte virtual. Com obras criadas pela dupla de designers Elmgreen & Dragset, conhecidos por trabalharem juntos desde 1995. Seus trabalhos exploram a relação entre arte, arquitetura e design, com um humor subversivo apresentando questões culturais e sociais.

Criada para ocupar quatro espaços da galeria e o pátio da Fondazione Prada em Milão, a exposição explora a condição atual do corpo na era pós-industrial. Afirmando o fato de a presença física das pessoas estar desaparecendo e perdendo sua profundidade. Inclusive, de acordo com a dupla, essa mudança afeta todos os aspectos de nossas vidas, incluindo condições de trabalho, questões de saúde, relacionamentos interpessoais e a retenção de informações.

“Nossos corpos não são mais os principais agentes de nossa existência. Eles não geram valor nos métodos avançados de produção de nossas sociedades como na Era Industrial. (…) Com o conhecimento publicamente disponível em torno da coleta de dados de empresas de tecnologia sendo tão insano, e a taxa acelerada em que essas empresas estão se expandindo em todos os aspectos de nossas vidas, às vezes parece um pouco assustador pensar no papel futuro de nossos corpos.”

Elmgreen & Dragset

Resumindo, Elmgreen & Dragset exploram como essa dinâmica que a internet proporcionou, afeta o cotidiano, tanto nas relações interpessoais quanto no trabalho. A exposição ficará aberta até agosto de 2022 em Milão na Itália.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR