Louis Vuitton lança relógios transparentes projetados por Frank Gehry e Métiers d’Art

A Louis Vuitton revelou suas últimas joias de alta relojoaria. Em quatro coleções distintas, totalizando sete designs, a riqueza de conhecimento da La Fabrique du Temps e do diretor de relógios da Louis Vuitton, Jean Arnault, formam uma parceria de sucesso!

Começando pelo próprio coração da relojoaria. Michel Navas, mestre relojoeiro da La Fabrique du Temps, lembra: “Quando iniciei minha carreira, era considerado um trabalho manual. Ao descobrir que recentemente se tornou um métier d’art, fiquei encantado.” No entanto, não é apenas isso. A dimensão artística está evidente no Tambour Moon Saphir Tourbillon Volant Poinçon de Genève, uma criação do renomado Frank Gehry.

É o primeiro relógio com caixa e mostrador totalmente de safira a receber o selo de Genebra, indicando que foi inteiramente criado, desenvolvido e montado na cidade suíça. A coroa, as garras e as mãos também foram esculpidas em safira.

O Tambour Slim Vivienne Jumping Hours apresenta detalhes de ouro branco. Ambos os designs exibem as horas através de duas aberturas no mostrador para as horas e um ponteiro de minutos quase invisível.

No modelo Sakura, Vivienne usa um kimono, uma sombrinha e um leque, com flores de cerejeira marcando a passagem do tempo. Uma delas brinca entre as duas aberturas de horas, enquanto outra é montada em uma mão transparente que parece flutuar ao redor do mostrador.

Como astronauta, Vivienne flutua no espaço entre motivos de flores Monogram, planetas e uma espaçonave. Vestindo um terno vermelho e preto pintado à mão, um cometa orbita o mostrador como indicador de minutos. “Para criar peças assim, precisamos de relojoeiros como eu, mas também de designers, engenheiros, bem como esses métiers d’art que estamos trazendo”, compartilha Navas.

Integrando recentemente o guillochage, uma arte quase esquecida, a La Fabrique du Temps trouxe Marc Ferland. Restauraram uma das últimas máquinas usadas na produção dessa emblemática técnica de gravação. Duas outras estão em reforma, enquanto candidatos a aprendizes de Ferland estão sendo avaliados.

Para os relógios Escale Cabinet of Wonder Métiers d’Art, limitados a 20 peças de cada design, oito artes foram empregadas, desde esmaltação champlevé e marchetaria até a rara técnica de damasquinado.

O azul para as carpas esculpidas em ouro branco no mostrador do design Koi’s Garden foi obtido por meio de queima em forno, criando uma camada de óxido escuro que destaca as esculturas tridimensionais. O mostrador levou 150 horas para ser concluído.

A La Fabrique du Temps não é apenas uma guardiã do passado. Navas destaca: “Somos um pouco como um think tank. Claro, somos relojoeiros e respeitamos nossa herança porque é nosso ofício, mas estamos ansiosos para apresentar as coisas de maneira diferente.”

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR