Marina Abramović entra para o universo das NFTs

Marina Abramović entra para o universo das NFTs e anuncia nova colaboração com o Instituto Cultural de Arte Contemporânea Radical, também conhecido como CIRCA. A artista nascida em 1946 em Belgrado, na Iugoslávia, é sem dúvida uma das artistas mais renomadas da atualidade.

Desde o início de sua carreira ao longo dos anos 1970, Marina Abramović frequentou a Academia de Belas Artes de Belgrado, sendo pioneira no uso da performance como forma de arte visual. O corpo sempre foi seu principal tema e meio, explorando seus limites físicos e mentais ao criar suas obras, muitas vezes polêmicas.

Ela criou algumas das peças de performance mais marcantes ao longo da história, sendo uma das poucas artistas de sua geração que ainda produz trabalhos de grande impacto. Suas criações mais conhecidas incluem obras como Rhythm 0 (1974), Relation in Time (1977), The Great Wall (1988) e The Artist Is Present (2010).

Agora em sua mais nova parceria com o CIRCA, o instituto criado em Londres e responsável por comissionar novas ideias de artistas emergentes e estabelecidos, Marina Abramović decidiu lançar sua primeira coleção oficial de NFTs. Apesar de ser responsável pela organização de transmissões com uma rede global de telas, o CIRCA também vende obras de coleções limitadas de seus artistas parceiros.

A nova coleção “The Hero 25FPS” inclui frames digitalizados da obra “The Hero”. A gravação da performance criada originalmente pela artista apresenta uma imagem folclórica do artista montando um cavalo branco no campo carregando uma grande bandeira branca. Nem ela nem o cavalo se movem enquanto ouvimos uma voz cantando e sussurrando uma canção.

A gravação foi realizada no ano de 2001 e originalmente lançada como filme, tendo sido adaptada para o novo formato. A novidade foi lançada na plataforma Tezos. Acesse o site oficial do CIRCA para encontrar as NFTs disponíveis.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR