Tudo sobre o MET Gala 2022

Metropolitan Museum of Art confirma oficialmente segunda exposição relacionada à moda nos Estados Unidos. A mostra “Na América: uma antologia da moda” será um complemento à do ano passado “Na América: Um Léxico da Moda”. O tema do baile de 2022 também continua a homenagem à moda americana do ano passado, mas dessa vez com inspiração na Gilded Age, período de 1870 a 1900. Vanessa Friedman, editora de moda do The New York Times, definiu o tema como “Gilded Glamour”, ou seja, podemos esperar muito luxo, brilho, exagero e sofisticação.

O MET Gala, também conhecida como a noite do Oscar do mundo da moda, é um evento anual para arrecadação de fundos em benefício do Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art na cidade de Nova York. Ele também marca a abertura da exposição anual de moda do Costume Institute.

O evento celebra o título das exposições de todos os anos. Por isso, sempre há um “tema” para as roupas apresentadas na exposição do museu, que também é o código de vestimenta para a festa.

O primeiro deles foi organizado pela fundadora do CFDA (Council of Fashion Designers of America) Eleanor Lambert em 1948, dois anos depois que o Costume Institute passou a fazer parte do Met. Os participantes das primeiras festas de gala eram membros da alta sociedade de Nova York ou da indústria da moda da cidade.

A história da Vogue com o Met Gala na verdade começa com a antecessora da Anna Wintour, Diana Vreeland, que se tornou uma consultora do Costume Institute depois de deixar a revista em 1972. Durante o mandato de Vreeland, o evento de gala do Met começou a abraçar a cultura popular e as celebridades no que se refere à lista de convidados.

Participantes como Andy Warhol, Bianca Jagger, Diana Ross, Elton John, Liza Minnelli e Cher passaram a misturar-se com a elite da cidade. Foi durante esses anos que a Gala foi realizada pela primeira vez no Met, introduzindo os temas.

O MET Gala continuou um grande sucesso após a morte de Vreeland em 1989. Os anos 90 trouxeram exposições sobre Gianni Versace, Christian Dior e a própria Vreeland. Anna Wintour tornou-se a presidente do instituto e responsável pelo evento em 1995.

Desde então, a lista de convidados exclusiva e a decoração para o evento abraçaram a cultura popular e as celebridades. Atletas e modelos jantam ao lado de atrizes e políticos, e celebridades co-apresentadoras. O entretenimento da noite também tornou-se mais popular e moderno com cantores como Lady Gaga, Kanye West, Rihanna e Bruno Mars.

A curadoria da exposição é realizada atualmente por Andrew Bolton. A ideia para a mostra do ano passado e essa de agora é homenagear e celebrar a moda dos Estados Unidos, contando sua história até os dias de hoje. Esse ano o MET Gala terá como anfitriões Regina King, Blake Lively, Ryan Reynolds e Lin-Manuel Miranda, além de Anna Wintour, Tom Ford e Adam Mosseri.

O Costume Institute’s In America: A Lexicon of Fashion, lança uma exploração em duas partes da moda nos Estados Unidos no Anna Wintour Costume Center. Estabelece um vocabulário moderno da moda americana baseado em suas qualidades expressivas.

Esta parte da exposição usa o princípio organizador de uma colcha de retalhos. Uma colcha de assinatura iniciada em 1856 da coleção American Wing do The Met abre o show e serve como uma metáfora para os Estados Unidos e suas variadas identidades culturais.

São apresentados aproximadamente 100 conjuntos masculinos e femininos de uma gama diversificada de designers da década de 1940 até o presente. Fechados em estojos entrelaçados que representam “manchas” tridimensionais de uma colcha, eles são organizados em 12 seções que exploram qualidades emocionais definidoras: Nostalgia, Pertencimento, Deleite, Alegria, Maravilha, Afinidade, Confiança, Força, Desejo, Segurança, Conforto, e Consciência.

A exposição “Na América: Um Léxico da Moda” está em exibição desde 18 de setembro do ano passado e continuará aberta para a visitação junto com a nova exposição “Na América: Uma Antologia da Moda” até o dia 5 de setembro de 2022.

Lembrando que o MET Gala acontecerá no dia 2 de maio desse ano, sempre acompanhando o tema da exposição escolhido pelo Costume Institute, que dessa será inaugurada no dia 7 de maio.

Confira o vídeo detalhado sobre a exposição abaixo:

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR