Nova exposição de Yayoi Kusama

Exposição de Yayoi Kusama no Museu Hirshhorn finalmente abre depois de dois anos de espera. A artista contemporânea japonesa nascida em 1929 trabalha principalmente com esculturas e instalações. Ela também realiza pinturas, performances, projetos voltados para moda, cinema, poesia, ficção e outras artes.

Yayoi Kusama é uma das artistas plásticas viva mais importantes, sendo conhecida especialmente por obras únicas que repetem padrões. Seu trabalho é baseado na arte conceitual e inclui algumas características relacionadas ao feminismo, minimalismo e surrealismo.

Ela também cria ambientes de pontos para que as pessoas possam experimentar um sentimento de auto-obliteração. Essas instalações são chamadas de ‘salas infinitas’, criadas com a instalação de centenas de luzes LED coloridas em ambientes espelhados. As pontadas de luz no quarto escuro refletem infinitamente nos espelhos, fazendo o espectador se sentir como se estivesse em um espaço aparentemente interminável.

O Hirshhorn está localizado em Washington D.C. nos Estados Unidos e é considerados um dos museus de arte mais importantes do país, fazendo parte da Instituição Smithsonian. Criado nos anos 60 como uma coleção de arte do empresário Joseph H. Hirshhorn, o museu atualmente abriga uma vasta coletânea de obras modernas e contemporâneas.

Com exposições voltadas especialmente para obras produzidas no período pós-Segunda Guerra Mundial, focando na arte produzida nos últimos 50 anos. Artistas famosos como Jackson Pollock, Auguste Rodin, Pablo Picasso, Henri Matisse, Edward Hopper, Mark Rothko, Alexander Calder e até mesmo a própria Yayoi Kusama possuem obras fazendo parte da coleção permanente do museu. Além da arte presente dentro do prédio principal, o museu também engloba um jardim de esculturas a céu aberto.

A exibição de Yayoi “One With Eternal” estava programada para 2020, mas devido a pandemia teve que ser adiada. Agora 5 obras da artista fazem parte da coleção permanente do Hirshhorn, inclusive duas instalações da exposição imersiva “Infinity Mirror Rooms”, que fez o maior sucesso ao redor do mundo.

A nova exposição, que segundo o Museu Hirshhorn é um tributo à vida e à prática da artista visionária, começa dia 01 de abril e vai até 27 de novembro, com ingressos gratuitos.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR