Paco Rabanne realiza desfile fora do calendário oficial

Paco Rabanne realiza desfile fora do calendário oficial das Semanas de Moda e apresenta a nova coleção de Primavera/Verão 2023. A marca foi criada no ano de 1966, como uma casa de moda parisiense. Com o passar do tempo, a Paco Rabanne afirmou uma identidade bem diferente, como resultante da união do design contemporâneo e o investimento em produções artesanais.

Fundada originalmente pelo próprio Paco Rabanne, o designer nascido na Espanha em 1934 era filho da costureira-chefe da Balenciaga. Ambos escaparam da Guerra Civil Espanhola fugindo para a França. No início da década de 1960, depois de se formar como arquiteto, ele aplicou suas habilidades no design de acessórios de vanguarda, propondo criações únicas para diferentes casas de alta-costura.

Com a estreia de sua marca homônima em 1966, ele apresentou o “Manifesto: 12 vestidos inutilizáveis em materiais contemporâneos”. Nos anos seguintes, ele experimentaria looks feitos de materiais inusitados, como plásticos moldados, metal martelado, jersey de alumínio e peles tricotadas que eram ao mesmo tempo esculturais e sedutoras. Seus icônicos vestidos de cota de malha ajudaram a definir uma era de moda que muda de forma e permanecem emblemáticos da casa ainda hoje.

O atual diretor criativo da marca, Julien Dossena, incluiu uma série de tendências em suas novas criações. Utilizando materiais inusitados como látex e PVC para peças, lembrando a estética fetishcore. Além de muito brilho e peças metálicas da cabeça aos pés. Nascido na Bretanha em 1982, estudou na École d’Arts Appliqués Duperré em Paris e obteve seu diploma em design de moda pelo prestigiado departamento de moda La Cambre em Bruxelas em 2007.

No ano seguinte, Dossena foi nomeado Designer Sênior da Balenciaga sob Nicolas Ghesquière, onde trabalhou até a saída de Ghesquière em 2012. Dossena estabeleceu a marca de pronto-a-vestir Atto no mesmo ano, desenhando duas temporadas antes de sua nomeação como Diretor Artístico de Paco Rabanne em julho de 2013.

De looks que sinalizam a falta de esforço urbano a criações compostas de cultura e cerimônia, Julien Dossena reinventou o espírito avançado de Paco Rabanne com nova relevância. Sua visão ousada para a casa inova no know-how existente, unindo a expressão sofisticada com a facilidade cotidiana.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR