Polícia belga recupera obras de Picasso e Chagall roubadas há 14 anos

A polícia belga desvenda mistério de roubo de arte de 14 anos: Pinturas de Picasso e Chagall recuperadas

As autoridades belgas finalmente resolveram um mistério de roubo de arte que perdurou por 14 anos, com a recuperação de obras de Pablo Picasso e Marc Chagall. As pinturas, Tête (1970) de Picasso e L’homme en prière (1971) de Chagall, foram roubadas de um colecionador de arte israelense em Tel Aviv em 2010. O caso ganhou destaque quando um suspeito anônimo, codinome “Daniel Z”, tentou vender as obras em Namur, levando a uma operação policial.

De acordo com fontes, Daniel Z, um comerciante de relógios israelense de 68 anos, foi detido após uma busca em sua residência resultar na descoberta de uma grande quantia em dinheiro. Avaliadas em até US$ 1.580.000, as pinturas e joias roubadas foram objeto de uma investigação que durou mais de uma década. A polícia de Namur recebeu uma dica crucial que levou à localização das obras de arte, e a operação ocorreu em 10 de janeiro.

Após a confissão do roubo, Daniel Z e sua esposa foram presos e compareceram a um julgamento no dia seguinte. As pinturas, que estão em perfeitas condições, permanecem sob custódia, marcando o fim de um intrigante capítulo na história do mundo da arte.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR