Puma lança documentário “A Onda do Break”


Puma lança mini-documentário “A Onda do Break”. A marca esportiva alemã foi fundada oficialmente em 1948 por por Rudolf Dassler, após o rompimento da empresa originalmente criada em 1924, em parceria com seu irmão Adolf “Adi”. Os Dasslers foram responsáveis por originalmente fundar a Fábrica de Calçados Dassler Brothers. Porém, a relação entre os dois irmãos foi piorando com o passar dos anos, até o momento em que a empresa foi separada em duas marcas diferentes: A Adidas e Puma. Ambas estão sediadas na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha.

Atualmente, a Puma é a terceira maior fabricante de roupas esportivas do mundo. A multinacional alemã fabrica e projeta sapatos esportivos e casuais, roupas e acessórios. Além de ser uma das grandes marcas de streetwear e sportswear disponíveis no mercado.

Um dos seus tênis mais famosos, o Puma Suede teve diversas reviravoltas ao longo de sua história. O modelo com mais de 50 anos tornou-se um clássico e já teve diversos nomes. Começando como Puma Crack, o sapato evoluiu para o Clyde, depois Puma States, finalmente assumindo globalmente o nome Puma Suede.

Como parte da campanha atual para o par tradicional, a Puma realizou um documentário em parceria com o coletivo Mad Lab Rats e a A21 Films. O filme conta um pouco da história do Breaking em São Paulo, crucial para o movimento do Hip Hop no Brasil na década de 1980.

O breakdance em São Paulo surgiu em movimentos organizados no Largo São Bento ao longo dos anos 1985 a 1988. Jovens vestindo conjuntos de moletom e sneakers nos pés, dançavam enquanto MCs soltavam suas primeiras rimas, criando um dos primeiros movimentos organizados do Hip Hop no Brasil. Nesta época, também surgiram os principais grupos do movimento, incluindo nomes como Mano Brown, Os Gêmeos, Mc Jack, Thaíde e DJ Hum, que começaram a ter destaque na cena.

Construído através de relatos dessas pessoas importantes do meio, e as gangues Back Spin, Crazy Crew, Nação Zulu e Street Warriors, a ideia do projeto “é que a história fosse contada por quem a viveu de fato. Para o documentário, foram customizados 50 pares do Puma Suede, além de reedições (exclusivas para o filme) de agasalhos históricos usados pelas gangues, de acordo com a paleta de cores que caracteriza cada uma delas.

A onda do Break tem cerca de 25 minutos e está disponível no canal da Puma no Youtube.

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