‘Smart Aid Kit’ une Design e Tecnologia para Revolucionar Cuidados Médicos

  • 'Smart Aid Kit' une Design e Tecnologia para Revolucionar Cuidados Médicos

O futuro dos cuidados de saúde pode estar nas mãos de todos, graças ao inovador “Smart Aid Kit”. Desenvolvido pela colaboração entre o estúdio londrino Map Project Office e a Modem de Amsterdã, este projeto especulativo lança luz sobre como design e tecnologia podem democratizar e autonomizar sistemas de saúde em comunidades globais.

O coração deste projeto, o “Smart Aid Kit”, consiste em quatro ferramentas intuitivas: um estetoscópio, um espirômetro, um oftalmoscópio e um analisador de pele. Juntos, esses dispositivos formam o que as equipes chamam de “praticante virtual”, inspirando-se em ferramentas já utilizadas por médicos.

O diferencial do kit vai além dos instrumentos físicos. Uma inteligência artificial alimenta um “modelo de linguagem grande” (LLM) treinado em cuidados primários, proporcionando conselhos simples e amigáveis após o uso dos dispositivos. Esta abordagem visa quebrar barreiras no acesso à saúde, utilizando uma linguagem descomplicada.

Emilie Robinson, uma das Diretoras Criativas da Map, destaca: “Queríamos criar objetos simples, eficientes e fáceis de usar. A fabricação física foi crucial para entender como esses designs se integrariam à experiência do usuário.”

Embora os dispositivos ainda não estejam prontos para uso, servem como provocadores de reflexão sobre como o sistema de saúde pode evoluir com o impacto da inteligência artificial. O “Smart Aid Kit” representa uma extensão das inovações em aplicativos e plataformas de teste, expandindo seu escopo para abranger desde níveis de glicose até padrões de sono.

Do ponto de vista do design, a estética escolhida pelas equipes é acessível e acolhedora. Uma paleta de cores simples, refletindo tons comumente encontrados em equipamentos de saúde, pretende tornar as ferramentas familiares, evitando uma aparência excessivamente tecnológica. Cada dispositivo é identificado por uma faixa de cor única, simplificando a experiência visual.

A energia solar impulsiona todo o sistema, destacando o compromisso com soluções sustentáveis. Emilie Robinson enfatiza a importância da abordagem física: “A criação de modelos físicos e a exploração de materiais são partes essenciais do nosso processo. Os designs resultantes transmitem uma sensação de elevação, limpeza e confiança, elementos cruciais para ferramentas destinadas a avaliar a saúde pessoal.”

O “Smart Aid Kit” não é apenas um conjunto de ferramentas; é uma visão inovadora de como a tecnologia e o design podem se unir para capacitar indivíduos na gestão de sua saúde. À medida que essas ideias ganham vida, o futuro dos cuidados de saúde pode estar mais acessível e intuitivo do que nunca.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR